Humor

Depois da TV estadunidense, Bolsonaro é satirizado na França

Depois de ter sido alvo de críticas no programa estadunidense Last Week Tonight, da HBO,…

Depois de ter sido alvo de críticas no programa estadunidense Last Week Tonight, da HBO, Jair Bolsonaro (PSL) foi satirizado na TV francesa. O presidente eleito recebeu o prêmio de ‘Idiota de Ouro’ (Cons D’Or) nas categorias ‘Misógino do Ano’ e ‘Racista do Ano’. A premiação é parte do de um programa humorístico da France TV.

A misoginia é “o ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas”. Nesta categoria, Bolsonaro foi eleito pela frase dita em 2011 à então deputada federal Maria do Rosário (PT): “eu não vou te estuprar porque você não merece”.

Como racista, ele foi eleito pela frase dita à cantora Preta Gil em um programa de televisão. Ela havia perguntado como ele reagiria se um dos filhos dele tivesse um relacionamento com uma mulher negra.  “Não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, respondeu o futuro presidente do Brasil.

O programa francês humorístico ‘Eu te amo etc’ é apresentado por Daphné Bürki, mas o prêmio foi apresentado por Stan Gusman e Jean-François Marmion. Durante a “cerimônia”, os vídeos e declarações dos indicados são reproduzidos e os convidados votam em cada categoria. A transmissão foi ao ar em novembro deste ano, após as eleições do Brasil.

O vídeo está disponível no youtube e na descrição está escrito algo que pode ser traduzido como: “É com imenso prazer que apresentamos a primeira cerimônia do ‘Idiotas de Ouro’ (‘Cons D’Or’). Uma cerimônia na qual Stan Gusman e Jean-François Marmion recompensam os idiotas sem ‘desconfiômetro’ que ousam tudo”. No original: “les cons sans complexe qui osent tout”.

No prêmio, Bolsonaro também foi indicado à categoria ‘Ignorante do Ano’, mas perdeu para Kanye West. Nos outros quesitos, ganhou do presidente estadunidense Donald Trump, do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, e da cantora irlandesa Sinéad O’Connor.

No programa estadunidense ‘Late week tonight’, em outubro, o apresentador John Oliver criticou o gesto repetido de Bolsonaro em várias ocasiões, em que ele ensina uma criança a fazer um “revólver”. “Ele faz isso toda a p*** do tempo. Tem até um vídeo ensinando uma menininha a fazer – por alguma razão”, diz, em referência ao vídeo do Mais Goiás que viralizou nacionalmente.