COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Deputado debate perspectivas e desafios do agronegócio goiano com jovens empreendedores

Encontro foi realizado em mais uma edição do Café Político na Assembleia

A Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje) realizou mais uma edição do Café Político na Assembleia Legislativa tendo como  o tema o agronegócio goiano. Representando a Casa, o debatedor foi deputado Lucas do Vale (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Infraestrutura da Alego.

Participaram, também, da discussão, o diretor político da Faje, Lucas Machado, o presidente da Sociedade Goiana e Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta, e o coordenador do Sebrae Agro, Douglas Paranahyba.

Principal referência do setor no parlamento goiano, o deputado de Rio Verde lembrou que vem de um município que tem grande pujança e representatividade, responsável por um terço das exportações feitas por Goiás, além de ser o maior produtor de proteína animal do país.

O parlamentar falou ainda sobre a queda do valor das commodities como um grande desafio do agronegócio neste ano. Para ele, as políticas públicas precisam vir ao auxílio do produtor nesse quesito. Com relação aos pequenos produtores, Lucas do Vale apontou a falta capacitação como um entrave para a sustentabilidade econômica e a fixação do produtor no campo, apesar de já existirem iniciativas do Sistema S, por exemplo.

O Café Político “Agronegócio goiano” foi transmitido ao vivo pela TV Alego e está disponível, na íntegra, no canal da TV Alego, no Youtube.