CRÍTICAS

Deputado goiano acusa Arthur Lira de blindar Bolsonaro e travar investigações

O deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) apresentou reclamação em plenário sobre medidas adotadas pelo…

Lira usa lei patrocinada por ele e pede para arquivar ação que pode torná-lo ficha-suja
Lira usa lei patrocinada por ele e pede para arquivar ação que pode torná-lo ficha-suja - (Foto: Câmara dos Deputados - Divulgação)

O deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) apresentou reclamação em plenário sobre medidas adotadas pelo presidente, Arthur Lira (PP). O paralmentar alega que as atitudes de Lira são para travar Propostas de Fiscalização Financeira e Controle. Segundo ele, há casos de PFCs que estão na gaveta da Mesa Diretora há quase sete meses.

As PFC são usadas para investigar o uso do dinheiro público feitas com o apoio de auditoria do Tribunal de Contas da União. Segundo Elias Vaz, Arthur deveria distribuir as propostas para as comissões, no entanto mantém os casos travados na Mesa Diretora. O problema afeta vários partidos. Além do PSB, PT, PSDB e MDB também estão com PFCs travadas.

São pelo menos 24 propostas de fiscalização paradas junto ao presidente da Câmara dos Deputados.

“Essa prática tem prejudicado o nosso dever parlamentar de fiscalizar o governo Bolsonaro. O que tem tanto pra esconder? É preciso cumprir a Constituição e respeitar o processo democrático”, afirma Elias Vaz.

Ações goianas para investigações de Bolsonaro paradas

Elias Vaz aguarda andamento de quatro PFCs apresentadas neste ano:

  • sobre as férias do Bolsonaro, protocolada em abril;
  • sobre o tratoraço, parada desde maio;
  • sobre irregularidades nos gastos do Conselho Federal de Medicina, protocolada neste mês,
  • e ainda de auditoria em contratos firmados pelo Hospital Federal Bonsucesso, no Rio de Janeiro, feita em agosto.

Uma dessas propostsa de Fiscalização e Controle é para para solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU) auditoria nos gastos não somente das férias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas também da viagem que ele fez com a família durante o Carnaval ao litoral de Santa Catarina, de 13 a 16 de fevereiro.