PRECAUÇÃO

DF decreta ponto facultativo em 6 de setembro por causa de atos pró-Bolsonaro

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretou ponto facultativo na segunda-feira (6), a fim…

Promotor de Goiás revisita texto que escreveu em 2020 sobre Bolsonaro: “não mudaria nada”
Foto: Agência Brasil

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretou ponto facultativo na segunda-feira (6), a fim de evitar tumultos no feriado de & de setembro. Na data, está programada uma manifestação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e em apoio ao presidente Bolsonaro.

Destaca-se, Brasília (DF) não será o único local com atos deste tipo. Em Goiânia, um ato é organizado segundo o perfil Nas Ruas, no Facebook, mas ainda não há detalhes.

Além disso, policiais militares do Brasil se preparam para participar dos atos de 7 de setembro em apoio ao presidente Bolsonaro, mas também para lutar contra o comunismo e retirar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do Poder360, que teve acesso a mensagens de WhatsApp de praças e oficiais da ativa e da reserva.

Segundo o site, no grupo “Rota Eterna” os policiais combinaram de ir a manifestação, em São Paulo, com boinas da corporação. Apesar de falarem em “não pegar em armas”, eles pregam o posicionamento como “batalhão de vanguarda”. Para eles, Bolsonaro é um mártir de uma “guerra ideológica”.

“Participamos e resolvemos Canudos, após 3 tentativas infrutíferas do governo federal pediram ajuda ao nosso batalhão e quando fomos resolvemos o problema. Participamos de todos os movimentos e revoluções do País, mas agora a missão é outra. Não falo em pegar em armas, mas nos posicionar como Batalhão da vanguarda e no dia 7 de Setembro unirmos forças e mais uma vez, todos nós veteranos mostrarmos nossa força.”

No Rio de Janeiro, o plano dos policiais do grupo “PMS do Brasil Br” é marchar de Niterói até a praia de Copacabana. A expectativa é ter cinco ônibus lotados de agentes. “Sangue nos olhos e muito amor no coração pela nossa pátria! Deus, Pátria, Família e Liberdade!!! Que os bons se unam!”, diz uma mensagem.

Cantores que convocaram atos por Bolsonaro e contra o STF

Além de Sérgio Reis, o cantor Amado Batista convocou – em vídeo que circula pelas redes sociais – a população a apoiar o presidente Bolsonaro (sem partido) em ato antidemocrático contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Batista é amigo do gestor federal e, inclusive, o recebe com frequência em sua fazenda, em Goiás.

Ao som do Hino Nacional, Amado afirma: “Brasil, acorda! Estaremos juntos nas ruas em favor do Brasil, em favor da nossa liberdade, em favor do nosso capitão, presidente. Aliás, nós o elegemos para isso, para que ele pudesse dar um rumo novo a esse país, virasse um primeiro mundo, que é o que todos nós sonhamos.”

Ainda segundo ele, vários corruptos travam a vida do presidente.

Antes de Amado Batista, Sérgio Reis também se posicionou

Vale lembrar, o cantor Sérgio Reis também teve um áudio vazado em que organizava uma manifestação de caminhoneiros para o dia 7 de setembro para apoiar o presidente Bolsonaro. A repercussão, contudo, foi negativa, uma vez que o setor desautorizou sertanejo. Segundo a esposa do músico, ele ficou deprimido com a situação.

“Ele não fez nada por nenhum trabalhador ou caminhoneiro quando era deputado federal, agora quer fazer manifestação com nosso nome a favor de Bolsonaro. Nenhum autônomo está com Sérgio”, disse Vantuir José Rodrigues, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Goiás (Sinditac). “Não aceito nenhum filiado sair em defesa de Bolsonaro.”

E Vantuir não é o único que rechaça o cantor. “Sérgio Reis não representa nem os artistas, quanto mais os caminhoneiros”, disse Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga (CNTRC) à coluna de Chico Alves, no UOL. “A gente desconhece as pessoas que estão ao lado dele.”

A incitação, inclusive, rendeu mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta (20). De acordo com a Polícia Federal (PF), “o objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes.”

Convocação de Sérgio Reis

O cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis está convovou uma paralisação dos caminhoneiros e agricultores para os dias que antecedem o feriado da Independência, em 7 de setembro. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o sertanejo disse que “a cobra vai fumar” se o STF não atender as reivindicações da manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como o impeachment de ministros da Corte e o voto impresso.

“Estamos fazendo um movimento para salvar o país. Dia 7 não vamos fazer nada para não atrapalhar o desfile do nosso presidente, que é muito importante”, disse Sérgio Reis, que ainda afirmou que a intenção é pedir uma ação dos militares junto ao presidente da República.

“Nós fizemos uma reunião em São Paulo com líderes do Brasil, caminhoneiros e agricultores. Estamos fazendo um movimento clássico, sem agressões, sem nada. Queremos dar um jeito de movimentar esse país. Sem tumulto, vamos ficar lá, vamos acampar, vai ter um galpão de refeições”, continuou o sertanejo.

Reis disse que ele está preparando uma ação judicial para a manifestação. “Para fazer uma coisa séria, para que o governo tome uma posição, o Exército tome uma posição, mas se o povo não tomar essa posição, nada vai”, declarou. “Vocês que estão afim de salvar o Brasil, vamos com a gente para Brasília”, convidou.

Sem citar nomes, Sérgio Reis afirmou que o movimento contará com a presença de artistas e empresários brasileiros. “Vocês vão se assustar com o movimento, mas a gente é da paz. Não aceito mais a situação que está o nosso país”.

Vale lembrar que, em abril, o cantor se posicionou contra as medidas de restrição durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, ameaçou agredir o governador de São Paulo, João Dória, e o prefeito da capital, Bruno Covas (1980-2021). Sérgio Reis já foi vacinado com as duas doses da vacina contra Covid.