ELEIÇÕES 2020 | GOIÁS

Eleição na maioria das principais cidades de Goiás está acirrada; veja resumo

Embora as atenções e o noticiário estejam voltados para eleição em Goiânia, a disputa pelos…

Roberto Naves, que protagonizou, segundo pesquisas, virada sobre Antônio Gomide em Anápolis (Foto: Divulgação)

Embora as atenções e o noticiário estejam voltados para eleição em Goiânia, a disputa pelos mandatos de prefeito no interior está acirrada na maioria dos principais municípios do Estado, como Anápolis, Goianésia, Senador Canedo, Trindade e Catalão. O Mais Goiás faz um giro do cenário em alguns dos colégios eleitorais mais importantes.

Confira um resumo da disputa nas cidades goianas

Aparecida de Goiânia

Na segunda maior cidade do estado, a força do atual prefeito Gustavo Mendanha (MDB) pode ser mensurada no tamanho da coligação que arrebanhou e conta com quase 20 partidos. O vice-prefeito Veter Martins (PSD) chegou a colocar a candidatura, mas desistiu e quem assumiu foi Márcia Caldas (Avante) com a força da base caiadista. No entanto, as pesquisas apontam vitória de Mendanha, que é bem avaliado pela população.

Anápolis

O ex-prefeito Antônio Gomide (PT) colocou sua candidatura já no estertores do processo de escolha do candidato do partido na cidade. Assim, a polarização ficou mais intensa com o atual prefeito Roberto Naves (PP), que tenta a reeleição e conta com apoio da base governista estadual. Ao todo são nove candidatos, incluindo o ex-prefeito João Gomes (PSDB), Marcio Aurélio (MDB), Valeriano Pereira (PSL) e o delegado federal Humberto (PSD).

Senador Canedo

O prefeito, Divino Lemes (Podemos), tenta a reeleição, mas conta com dificuldades com índice de rejeição alto sobretudo pela crise de abastecimento de água que a cidade sofre. O candidato apoiado por Vanderlan Cardoso (PSD), Fernando Pelozzo (PSD), aparece bem nas pesquisas. A eleição no município ainda conta com o deputado estadual Júlio Pina (PRTB) e Tiago do Piso (PSL).

Rio Verde

Pesquisa Serpes/O Popular divulgada em meados de outubro apontou vitória fácil do prefeito Paulo do Vale (DEM), com 65,3% das intenções de voto. O pleito ainda conta com dr. Osvaldo (MDB), que apareceu na pesquisa com 14,2%, Claiton Filho (PSDB), com 2%, professor Vavá (PT), com 1,7%, e Cristiano Quintino (Avante), com 0,7%.

Jataí

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PP), desistiu de tentar a reeleição. Ele alegou cansaço e dificuldades em captar recursos. O que deixou folga para ex-prefeito Humberto Machado (MDB) colher os louros da popularidade que tem junto a população. O deputado estadual Zé Carapô (DC), que já foi vereador no município e eleito com 15 mil para a Assembleia Legislativa pode incomodar.

Trindade

A cidade sofreu a pancada das investigações do Ministério Público contra a Associação Filhos do Pai Eterno, o que parece ter impactado a candidatura do vereador Marden Júnior (Patriota), bancada pelo atual prefeito Jânio Darrot (PSDB). O deputado estadual Dr Antônio (DEM) conta com a força da base governista e com os problemas na Justiça Eleitoral que impedem o avanço da candidatura do ex-prefeito George Morais (PDT).

Catalão

Adib Elias (Podemos) tenta a reeleição na cidade que tem um dos pleitos mais intensos do estado. O agropecuarista Elder Galdino (MDB) se coloca como nome novo na tentativa de romper a polarização na cidade. Enquanto o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) tem a força do sobrenome e mais de 6 mil votos para Assembleia em 2018 só no município.

Itumbiara

A cidade do sul goiano parece não ter favorito. A disputa está aguerrida principalmente entre o prefeito Zé Antônio (Republicanos), Dione Araújo (DEM) e Gugu Nader (PSL). O pleito ainda conta com Dr. Rogério Rezende (PRTB). A pesquisa Serpes, no entanto, divulgada no fim de outubro, aponta que o atual chefe do executivo não conta com boa avaliação do eleitorado e aparece em último.

Formosa

O Entorno do Distrito Federal é uma das regiões mais disputadas do estado, pelo número de eleitores e pelas demandas que são muitas. Formosa tem mais de 70 mil eleitores aptos a votar o que se reflete no alto número de candidatos, são sete. O prefeito Gustavo Marques (Podemos) tenta a reeleição, mas pode ser surpreendido pelo vereador Wenner Patrick (Avante), um nome em ascensão, que aparece bem nas pesquisas.

Santo Antônio do Descoberto

Com o prefeito Adolpho von Lohrmann (MDB) cassado pela Justiça, o vice-prefeito Aleandro (DEM), que assumiu o executivo, vai para a reeleição. A disputa ainda conta com André do Premium (MDB), Erasmo da Antartica (Cid), Mateus Antônio (Sdd), Gontijo (PSDB), Válter da Guarda Mirim (PSB) e Clenilda Melquiades (Avante).