Eleições Tocantins

Eleição para governador no Tocantins tem urnas trocadas e vereador preso

Os eleitores do Tocantins foram às urnas neste domingo (3) para escolher um novo governador, que cumprirá…

Os eleitores do Tocantins foram às urnas neste domingo (3) para escolher um novo governador, que cumprirá um mandato-tampão até o fim deste ano. O clima, contudo, não era de eleição. Nos locais de votação na capital, Palmas, quase não havia santinhos espalhados.

Segundo o TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins),  dez urnas foram trocadas em todo o estado e um vereador foi preso por compra de votos. Adomilton Leão, vereador na cidade de Alvorada, no sul do Tocantins, foi detido com R$ 1.076 em espécie e material de campanha da coligação do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB).

Segundo a Polícia Militar, o vereador estava abordando pessoas em frente a um colégio estadual e fazendo captação ilícita de votos em troca de dinheiro. Em nota, o departamento jurídico da coligação de Amastha informou desconhecer “tal ato e ressaltou seu repúdio a qualquer prática nesse sentido ou a qualquer outra que afronte a lisura do pleito eleitoral”.

Após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassar o mandato do ex-governador Marcelo Miranda (MBD) por caixa dois na campanha de 2014, o órgão determinou a realização de eleições suplementares para escolha do novo chefe do Executivo, que fica no cargo até 31 de dezembro. Mais de um milhão e meio de eleitores estão aptos a irem às urnas neste domingo.

Sete candidatos concorrem ao cargo nas eleições suplementares. O atual governador interino, Mauro Carlesse (PHS), a senadora e ex-ministra da agricultura Kátia Abreu (PDT), o ex-prefeito de Palmas Amastha (PSB), o ex-juiz e um dos criadores da Lei da Ficha Limpa Marlon Reis (Rede) e o empresário Marcos Souza (PRTB).

Eles votaram ainda pela manhã. O senador Vicentinho (PR) vota no período da tarde em Porto Nacional, a 52 km da capital.

De acordo com o Comitê de Segurança Institucional do TRE-TO, foram registradas apenas oito ocorrências no interior do estado no período da manhã e, segundo a Polícia Militar, cinco pessoas foram detidas por suspeita de boca de urna e transporte ilegal de eleitores.