E AGORA?

Em quatro tópicos, veja como recuo de Meirelles pode alterar eleição em Goiás

A decisão do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD) de abortar a sua pré-candidatura ao…

Em quatro tópicos, veja como recuo de Meirelles pode alterar eleição em Goiás (Foto: Agência Brasil)
Em quatro tópicos, veja como recuo de Meirelles pode alterar eleição em Goiás (Foto: Agência Brasil)

A decisão do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (PSD) de abortar a sua pré-candidatura ao Senado em Goiás vai provocar mudanças na composição de chapas e de acordos para eleição. Era certo que o PSD indicaria o ex-ministro para participar da chapa do governador Ronaldo Caiado (UB); mas agora, sem Meirelles, os players terão que criar uma nova configuração.

Veja quatro possíveis novos cenários

1) PSD troca Meirelles por Lissauer

Embora tenha dito que não pretende disputar as eleições, em função do falecimento do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, filiou-se nesta terça-feira ao PSD. Foi um evento discreto, em que o deputado reafirmou sua decisão de não ser candidato. Mas, com o ex-ministro Meirelles fora do jogo, há políticos no partido que querem convencê-lo a permanecer na arena e ser candidato ao Senado na chapa de Caiado.

2) PSD troca Meirelles por Vilmar Rocha

Esse também seria um cenário que provocaria poucas mudanças no atual arranjo político da base governista. O que se comenta no PSD é que, caso Lissauer realmente não queria herdar a vaga de Meirelles, o partido poderia indicar o ex-deputado Vilmar Rocha para compor a chapa. No passado não muito distante, Vilmar e Caiado protagonizaram uma rivalidade acirrada. Hoje, os dois já têm uma convivência diplomática. Seria um reencontro curioso.

3) PSD continua na chapa de Caiado, mas entrega a vaga na chapa

Entre todos os cenários possíveis de se imaginar agora, esse é o mais improvável. Dentro do PSD, parece pacificado o entendimento de que o partido tem estatura suficiente para participar de uma das chapas majoritárias. Mas, se o PSD quiser continuar na base do governador Ronaldo Caiado sem ocupar uma das vagas da chapa, há outros pré-candidatos dispostos a concorrer ao Senado, como Alexandre Baldy (PP) e João Campos (Republicanos).

4) PSD filia Gustavo Mendanha e o lança para governador

Sabe-se que o apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado não é consenso no PSD. E o recuo de Meirelles pode ser a oportunidade que os simpatizantes do prefeito Gustavo Mendanha esperavam para filiá-lo e lançá-lo candidato a governador. Mesmo antes do ex-ministro desistir de seus planos, Gustavo já estava em linha aberta com os dirigentes do PSD em Brasília. A essa altura, ele já estreitou esse contato.