ALVO DA CPI DA COVID

Ex-chanceler Ernesto Araújo cogita candidatura a deputado federal

Próximo alvo da CPI da Covid, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo avalia concorrer…

Ernesto sabia atuar de forma técnica, mas optou por ideologizar pasta, diz jurista
Ex-chanceler Ernesto Araújo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasila)

Próximo alvo da CPI da Covid, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo avalia concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem ou, enquanto a eleição não se aproxima, pleitear um posto diplomático no exterior. Ele perdeu o cargo há pouco mais de um mês, após entrar em atrito com senadores — cabe ao Senado aprovar o nome de embaixadores, o que deve atrapalhar parte dos planos do ex-chanceler.

Ernesto, que está lotado na secretaria de gestão administrativa do Itamaraty, tem usado o Twitter e seu blog para fazer uma defesa da própria gestão, negando ter atrapalhado a compra de vacinas ao se insurgir contra a China, fabricante de insumos e imunizantes — tema que será investigado pela comissão. No início do mês, no entanto, fez críticas ao governo federal, descrito por ele como uma gestão “sem alma”. Segundo interlocutores, o novo chanceler, Carlos França, não o repreendeu em função da proximidade de Ernesto com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Um dos caminhos cogitados pelo ex-chanceler é assumir uma candidatura a deputado federal no Rio Grande do Sul ou no Distrito Federal. O deputado federal Luiz Philippe Bragança (PSL-SP) diz concordar com a avaliação de Ernesto de que o governo se tornou “pragmático”, mas afirma que não vê a possibilidade de o ex-ministro ser candidato fazendo oposição a Bolsonaro:

— De jeito nenhum. Não tem outro candidato da direita com popularidade. Quem tiver do nosso lado, só tem o Jair. O plano do governo é bom, mas o governo ficou impossibilitado de aplicá-lo.

Uma deputada bolsonarista, que preferiu não se identificar, diz que a princípio apoia uma candidatura de Ernesto, mas demonstrou receio com a possibilidade de o ex-ministro criticar o governo na CPI da Covid.

Na quinta-feira passada, Bolsonaro fez um aceno a Ernesto e ressaltou a participação dele nas negociações com o governo russo para libertar o ex-motorista Robson Oliveira — que ficou preso no país após ser flagrado com medicamentos que são vendidos no Brasil, mas ilegais na Rússia.

Dentro da base bolsonarista, Ernesto continua popular. Um levantamento feito pela Arquimedes, a pedido do GLOBO, mostrou que 58% das menções ao ex-ministro na última semana foram de perfis que apoiam o governo e se manifestaram em tom de defesa a ele. Os bolsonaristas críticos a Ernesto foram responsáveis por apenas 5% das menções.