Segurança pública

Governo de Goiás cria programa para reduzir criminalidade no campo

O governador José Eliton lançou, na tarde desta quarta-feira (23), no Parque Agropecuário de Goiânia,…

O governador José Eliton lançou, na tarde desta quarta-feira (23), no Parque Agropecuário de Goiânia, na Nova Vila, o Programa de Prevenção, Controle, Repressão e Redução a Crimes Rurais, o Prorural/Goiás. O objetivo é desenvolver ações que resultem na proteção de equipamentos, utensílios e produtos rurais, e no tratamento específico de crimes que afetem a zona rural e os produtores agropecuários de Goiás. As polícias Civil e Militar atuarão de forma integrada, com tecnologia e equipamentos de última geração.

Dentre as metas, está a de reduzir os crimes de furto, roubo, extorsão, apropriação indébita, estelionato, receptação, esbulho possessório e outros que afetam a segurança no campo. A prioridade é promover a redução de furto e roubo de utensílios, produtos e maquinários agrícolas. As ocorrências de crimes rurais devem ser comunicadas à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR).

O programa prevê, também, a criação de um Grupo de Trabalho Permanente com a participação de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

José Eliton ressaltou que as polícias goianas se integraram com intuito de combater fortemente os crimes no campo, preparadas para atuar na prevenção e no combate, agindo com inteligência. “É uma ação conjunta que envolve equipamentos, estratégia e integração para que possamos ofertar resultados esperados pelo homem do campo, que faz da sua atividade rural o maior gerador de empregos do nosso estado. Infelizmente, o progresso traz algumas mazelas. É preciso estar atentos. Por isso, estabelecemos ações que hoje resultaram no Prorural”, afirmou.

Presidente da SGPA, Tasso Jaime discursou em nome de todos os produtores rurais e lembrou que Goiás ocupa o primeiro lugar na produtividade de soja no mundo. “Por isso, é importante dar esse suporte ao campo. O senhor está de parabéns pela criação desse programa”, disse, cumprimentando José Eliton.

Prorural

 No ano passado, o Governo de Goiás desenvolveu amplo diagnóstico das riquezas rurais nas 17 regiões integradas de Segurança Pública (Risp); coleta de dados a partir dos Registros de Atendimento Integrado (RAIs); levantamento dos recursos humanos e materiais disponibilizados para a segurança rural; e um diagnóstico do cenário rural nos diferentes municípios.

A partir desses dados, foi possível mapear as regiões e desenvolver o Prorural. Foram listados os 50 municípios mais relevantes no cenário da produção agrícola do estado e suas particularidades.

(Com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)