CULTURA

Governo do estado lança programa Retomada Cultural

O governo do estado lançou o programa Retomada Cultural nesta sexta-feira (30). A iniciativa, anunciada…

Governo do estado lança programa Retomada Cultural
(Foto: Wesley Costa/Governo do Estado de Goiás)

O governo do estado lançou o programa Retomada Cultural nesta sexta-feira (30). A iniciativa, anunciada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), tem o objetivo de criar ações em apoio ao setor, que até hoje não retomou suas atividades de forma plena em virtude da pandemia de Covid-19.

Entre as ações anunciadas estão o Evento Cultural Seguro, Contrapartida Cultural/FCO e Juventude Cultural. Além disso, o governo abriu uma consulta pública para a efetivação do Plano Estadual de Cultura. Nela, a sociedade civil poderá contribuir para a elaboração de um projeto, que será analisado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

De acordo com o governo do estado, a Contrapartida Cultura – FCO prevê o apoio a iniciativas culturais por empresas interessadas em obter acesso ao crédito facilitado do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Outra medida anunciada pelo plano é a facilitação para renegociação de dívidas e de acesso ao crédito por agentes culturais. Um posto de atendimento do Programa Mais Crédito foi montado na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia. A função dele será esclarecer dúvidas e apresentar opções de linhas de crédito aos profissionais do setor artístico.

O governo anunciou ainda o projeto Juventude Cultural, promovido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A meta A meta é levar arte para cerca de meio milhão de estudantes da rede estadual de ensino.

Reabertura dos espaços culturais

A Secretarial de Estado de Cultura (Secult), apresentou também um projeto que prevê a criação de protocolos de segurança para a reabertura de espaços culturais estaduais. De acordo com a pasta, eles funcionarão com base nas normas existentes para o setor privado, conforme o avanço da vacinação.

Entre as medidas estão a apresentação de um comprovante de vacinação e/ou teste negativo para Covid-19 nas últimas 48 horas. Além disso, medidas como tapetes sanitizantes, aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel, poltronas separadas, uso obrigatório de máscara também foram citadas.

Os espaços também devem respeitar o distanciamento de 1,5 m entre os frequentadores de núcleos familiares diferentes e proibir do consumo de alimentos e bebidas no interior dos espaços durante eventos.

A Secult aproveitou a oportunidade para citar o lançamento de 20 novos editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. As inscrições para o processo seletivo foram abertas na última terça-feira (27) e podem ser feitas no site da pasta. Os recursos a serem distribuídos somam quase R$ 40 milhões. A verba abrange cerca de 2,5 mil projetos do segmento cultural goiano.