COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Gracinha Caiado anuncia mais de meio bilhão em recursos para cultura e turismo em 2024

Estado apresenta programação cultural com eventos consagrados, como Fica, TeNpo e Canto da Primavera, além de festas de Carnaval de Goiânia e do interior

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou, nesta quinta-feira (01), um pacote de investimentos de R$ 546 milhões para a cultura e fomento ao empreendedorismo em regiões turísticas do estado. 

“Nada é mais forte do que a cultura de um povo e aqui em Goiás temos que manter isso vivo. O investimento em cultura tem que ser política não de governo, mas de Estado”, disse Gracinha. “Nós temos a obrigação de garantir oportunidades para as pessoas”, completou a primeira-dama ao destacar a importância da geração de empregos por meio da cultura e do turismo.

O recurso será direcionado para a realização das próximas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), Procissão do Fogaréu e Canto da Primavera, além de festividades tradicionais como as Cavalhadas. Também estão confirmados repasses para shows gratuitos do projeto Claque Cultural, do Fundo de Arte e Cultura (FAC) e do Programa Goyazes.

Durante o evento foi assinado um Termo de Parceria Institucional entre o Governo de Goiás, por meio da secretaria da Retomada, e o Sistema Fecomércio/Sesc, para a realização dos eventos culturais em 2024 e fortalecimento do turismo e economia nos municípios goianos.

Uma das ações contempladas pelo

Impulso Goiás é o apoio às festas de Carnaval em cidades do interior como Três Ranchos, Jaraguá e Aruanã. Em Goiânia, além de patrocinar blocos, o governo cedeu espaço para troca e venda de abadas, customizados por alunos de moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e por costureiras formadas em cursos dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs).

 Por @joaoboscobittencourt/Mais Goiás