NOVA CASA

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília

Jair Bolsonaro realizou a filiação do Partido Liberal (PL), nesta terça-feira (30/11), após passar dois…

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília
Bolsonaro ao lado do Valdemar Costa Neto, presidente do PL (Foto: reprodução - Twitter)

Jair Bolsonaro realizou a filiação do Partido Liberal (PL), nesta terça-feira (30/11), após passar dois anos sem partido. O evento realizado em Brasília foi prestigiado por, ao menos, 14 ministros do governo federal, parlamentares e um governador. Flávio Bolsonaro, o filho mais velho do presidente, também mudou de casa e, agora, está no PL.

Esse é o nono partido que Bolsonaro se filia ao longo da vida pública. Em discurso, Bolsonaro cumprimentou os parlamentares presentes e desferiu ataques à esquerda. “Nós tiramos o Brasil da esquerda, nós todos tiramos. Olha para onde estávamos indo”, disse o mandatário para a plateia.

Estiveram presentes os ministros, Flávia Arruda (Secretaria de Governo, única que já é filiada ao PL), Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania), Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Fabio Faria (Comunicações), Milton Ribeiro (Educação), Tereza Cristina (Agricultura), Anderson Torres (Justiça) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina, esteve no local. Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, e Jorge Seif, secretário da Pesca, também prestigiaram Bolsonaro.

Mayra é cotada como candidata a deputada federal. Porém, ela afirma que só se decidirá após uma conversa com o presidente. Já Camargo disse que não há pretensão de se filiar e que sequer ouviu um pedido de Bolsonaro. Seif já é filiado e pode se candidatar a senador ou deputado.

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília (Foto: reprodução – Twitter)

Ministro da Infraestrutura é ovacionado em filiação de Jair Bolsonaro

Entretanto, a autoridade que mais chamou atenção foi o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Bolsonaro tem tentado convencê-lo a se filiar no partido para que ele concorra a governador de São Paulo.

Os apoiadores o receberem com os gritos de “futuro governador de São Paulo”, mas Tarcísio não confirmou a candidatura e limitou-se a dizer que não se filiará ao PL nesta terça.

Onyx Lorezoni disse que só não formalizou a entrada na sigla por casa da lei eleitoral. Ele é deputado federal licenciado e tem planos de disputar o governo do Rio Grande do Sul.

Flávio também se filia ao PL

Sendo o seu terceiro partido neste ano, Flávio Bolsonaro também formalizou a filiação o PL. Ele foi eleito em 2018 pelo PSL, mas já tinha passado pelo PP, PFL, voltou ao PP e PSC.

No início do ano, ele se filiou ao Republicanos, mas saiu em maio, quando foi para o Patriota. O objetivo era abrir caminho para que o pai se filiasse ao partido, o que não ocorreu por resistência da legenda. Dessa forma, ele acompanhou Bolsonaro na migração para o PL.

Flávio, inclusive, foi articulador para levar o pai ao PL e o apaziguador de impasses ocorridos durante duas semanas entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente da sigla.

Eduardo Bolsonaro também deve deixar o PSL logo que abrir a janela partidária em abril de 2022 para ir de encontro ao pai e o irmão. Não há informações se Carlos Bolsonaro deixará o Republicanos para ir para o PL. Porém, se isso acontecer, só pode ser realizado durante a janela partidária para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.

Jair e Flávio Bolsonaro se filiam no PL durante cerimônia em Brasília

Flávio discursa durante filiação ao PL (Foto: reprodução – Twitter)

*Com informações da Folha de São Paulo, O Globo e Metrópoles