COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Kajuru é membro titular na CPI da Braskem

Comissão é instalada a pedido do senador Renan Calheiros

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO)  vai compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem como membro titular. A abertura, votação para a presidência e relatoria deverá ser ainda nesta semana. A iniciativa já atingiu o quórum mínimo de integrantes para funcionar.

“Ofereci meu nome para essa CPI e vamos começar os trabalhos em 2024. Estamos atentos a essa questão da Braskem, que é muito grave e precisa ser investigada também pelo parlamento”, afirmou Kajuru.  

O requerimento de instalação da CPI, protocolado pelo senador Renan Calheiros (MDB – AL), explica que “diante desse cenário de flagrantes conflitos de interesses na gestão da empresa, do crescente passivo relacionado ao incidente ambiental de Alagoas, da piora na situação financeira da empresa, que pode prejudicar sua capacidade de reparar os danos causados e das recorrentes notícias veiculadas na mídias acerca de potencial venda da empresa para grupos estrangeiros ou mesmo para a Petrobras, torna-se essencial a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar os graves fatos narrados”.

Os primeiros tremores e rachaduras de imóveis em bairros de Maceió (AL), causados pela petroquímica Braskem na exploração de sal-gema, começaram em 2018, provocaram as primeiras evacuações e afetaram milhares de moradores. Recentemente, os riscos aumentaram e a situação virou de calamidade pública.