Eleições 2020

Liminar suspende peça com apoio de Gustavo Mendanha em propaganda de Maguito

A coligação Goiânia em um Novo Momento, representada pelo candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan…

TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives
TRE derruba decisão que proibiu Maguito de fazer novas lives

A coligação Goiânia em um Novo Momento, representada pelo candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD), obteve na Justiça Eleitoral uma liminar para impedir veiculação de uma propaganda específica da coligação Pra Goiânia Avançar Mais, de Maguito Vilela (MDB). A peça inclui trecho com apoio do prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato a reeleição naquela cidade, Gustavo Mendanha (MDB), em favor do correligionário que disputa a prefeitura da capital.

De acordo com a candidatura de Vanderlan, o MDB exibiu, dias atrás, propaganda irregular na modalidade inserção, extrapolando o limite de 25% do tempo estipulado com participação do apoiador Gustavo Mendanha, que aparece pedindo votos para Maguito.

Conforme considerou o juiz da 146ª Zona Eleitoral de Goiânia, José Carlos Duarte, da conduta narrada é possível admitir a probabilidade de que tais propagandas estejam sendo veiculadas de modo contrário ao disposto”. Para o juiz, a peça de propaganda em questão “compromete a isonomia e lisura no processo eleitoral, colocando em desvantagem os candidatos que optam por valer-se dos meios regulares de promoção”.

Assim, o magistrado determinou a suspensão da exibição da mencionada propaganda com Gustavo Mendanha e notificação de todas as emissoras televisivas. A decisão foi publicada na noite desta sexta-feira (23).

Em nota, a coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, de Maguito, reforça que a mencionada propaganda não está no ar desde o dia 18 de outubro. “Portanto, a decisão não traz prejuízo ao material que está sendo divulgado atualmente pela campanha. De qualquer forma, assim que for notificada, a defesa da coligação vai apresentar seus argumentos para comprovar a legalidade de tal inserção”, diz o documento.