ELEIÇÕES 2022

Lissauer no PP pode apoiar Baldy como candidato a Senado na chapa de Caiado

Segundo interlocutores ligados à Executiva do Progressistas (PP) em Goiás, a ida do presidente da…

PP pode indicar substituto de Vitti na SIC
PP pode indicar substituto de Vitti na SIC (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo interlocutores ligados à Executiva do Progressistas (PP) em Goiás, a ida do presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira (PSB) para PP está certa. Mas não só isso, a mudança de sigla significaria o apoio de Lissauer a Alexandre Baldy, presidente estadual, para que ele entrasse na vaga de candidato ao Senado na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Em maio deste ano, Alexandre Baldy confirmou ao Mais Goiás que tem o desejo de disputar o Senado, em 2022. Na época, ele havia se encontrado com o ex-presidente Michel Temer (MDB), junto com o prefeito Anápolis, Roberto Naves (PP), em São Paulo – onde o progressista é secretário de Transportes Metropolitanos de João Doria (PSDB). A especulação naquele momento era de uma chapa conjunta com o MDB de Daniel Vilela.

Contudo, Caiado e o MDB também têm se aproximado, inclusive com especulações sobre a possibilidade de Daniel Vilela ser o vice na chapa, em 2022. O governador, vale lembrar, visitou a sede do MDB em Goiânia e fez convite para a majoritária – sem dizer se para vice ou para o Senado.

Afastamento de Baldy e reaproximação

No começo do ano, Joel Sant’Anna Braga – irmão de Alexandre Baldy (PP) -, foi exonerado da diretoria da Assembleia Legislativa. Na mesma data, outro irmão, Adriano Baldy, foi retirado da secretaria de Cultura pelo governador.

Fontes diziam que, nos dois casos, as exonerações teriam ocorrido após entrevista de Alexandre Baldy, ao O Popular, pedindo que Caiado se posicionasse a favor do então candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O governador teria ficado irritado com a cobrança pública feita por Baldy.

Inclusive, o próprio Lissauer colocou panos quentes e disse se tratar de mera coincidência.

No fim de julho, porém, Alexandre Baldy se encontrou com o governador em Anápolis. Na data, ele disse que não negava a possibilidade de uma aproximação com Caiado para as eleições de 2022. “O PP é um partido que tem projeto. É de diálogo. Estamos discutindo qual o melhor projeto e teremos diálogo com todos”, revelou sem bater o martelo naquele momento.