Bastidores do Poder

Lucas Calil vai trocar PSD por PP

Com projeto de ser reeleito à Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lucas Calil deve trocar,…

Lucas Calil fica de fora de articulações do PSD por querer união com MDB
Defensor de união com MDB, Lucas Calil fica de fora de articulações do PSD

Com projeto de ser reeleito à Assembleia Legislativa, o deputado estadual Lucas Calil deve trocar, na janela partidária, o PSD pelo partido Progressistas. A coluna apurou que além de Lucas, seu pai, Benítez Calil, também se filiará ao partido para comandar o PP na Região Metropolitana. “Benítez será um dos responsáveis pela formação da chapa de deputados estaduais do partido e ajudará a fazer isso em todos 20  municípios”, afirmou um aliado à coluna. Lucas é um grande aliado de Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás, e teve, desde a campanha de 2020, um distanciamento do PSD ao apoiar a campanha de Maguito Vilela e não a do senador Vanderlan Cardoso, o candidato do seu partido na época. A avaliação do meio político é que como a chapa do MDB pode pesar para a reeleição de Calil, o deputado optou pelo PP, onde terá maior estrutura para seu projeto político.

Federal

O primo de Calil, o vereador Lucas Kitão, será candidato a deputado federal, mas continuará em seu partido, o PSL.

Recado dado

Durante o encontro dos deputados estaduais com Henrique Meirelles, organizado por Lissauer Vieira, o deputado Paulo Cezar Martins (MDB) disse que a vinda do ex-ministro para Goiás é necessária porque a política está precisando de “mudanças”. Aliado de Gustavo Mendanha, Paulo aproveitou e convidou Meirelles para ser vice do prefeito, que é pré-candidato a governo. 

Know how

Meirelles conversou com a coluna sobre seu papel na coordenação da equipe econômica do pré-candidato à Presidência da República, João Doria, e contou que fará as propostas econômicas que vão compor o plano de governo do tucano e, com o término do trabalho, vai se dedicar integralmente à sua pré-campanha. “Com o trabalho concluído, no mais tardar em fevereiro, vou voltar definitivamente para Goiás.”

Peso

Além de Meirelles, as economistas Ana Carla Abrão Costa, Zeina Latif e Vanessa Canado também serão responsáveis pelo programa de governo de Doria na área da economia. O time coordenado pelo goiano foi anunciado por Doria no final da manhã desta quinta-feira.

Premonição

Pelos corredores da Assembleia Legislativa, os deputados estão chamando o presidente da Casa, Lissauer Vieira, de vice-governador. 

Evangélico

O mais novo ministro do STF, André Mendonça, estará na Assembleia de Deus, em Campinas, neste domingo. A igreja é presidida pelo Bispo Oides José do Carmo, irmão do senador Luiz do Carmo.