CERIMÔNIA

Maguito toma posse por via eletrônica em cerimônia com 34 dos 35 vereadores presentes

Aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira (1), a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e…

Aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira (1), a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores de Goiânia eleitos no pleito de 2020. O evento, realizado no Centro de Eventos da UFG, foi marcado pela ausência do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), e do vereador Léo José (PTB), ambos afetados pela covid-19. Vilela está internado desde o final de outubro em um hospital de São Paulo e assinou antecipadamente, por via eletrônica, o termo de posse.

Ao todo, 34 parlamentares foram empossados presencialmente e um virtualmente. O vereador Léo José, que informou na manhã de hoje que testou positivo para covid-19, está isolado em casa e, portanto, tomou posse por via remota.

Da mesma forma, o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela, também não pôde comparecer. O emedebista está internado na UTI Hospital Albert Einstein desde o dia 27 de outubro após ser diagnosticado com covid-19. Mesmo curado da doença (fato confirmado pelo hospital em 2 de dezembro do ano passado), Maguito agora luta para se recuperar das sequelas.

Vereador Isaías Ribeiro oficializa posse de Maguito Vilela | Foto: Jucimar de Sousa

Durante a cerimônia de posse, o vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), que presidiu a sessão solene, informou que a declaração de bens e o diploma de Maguito foram apresentados à Câmara antecipadamente e uma petição, dando conta de seu estado de saúde, viabilizou que a posse ocorresse de maneira remota.

Conforme consta no termo de posse, Maguito compareceu remotamente na cerimônia às 14h de hoje. O documento, assinado eletronicamente, informa que Maguito entregou sua declaração de bens e diploma ao presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patri), no dia 30 de dezembro.

Durante sua fala, o vice-prefeito empossado, Rogério Cruz (Republicanos), citou Maguito e afirmou que é um “fiel soldado” dele.

Vice-prefeito Rogério Cruz, durante discurso | Foto: Jucimar de Sousa

Recuperação do prefeito e formação do secretariado

Em entrevista durante a cerimônia, o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, disse estar otimista com a recuperação de Maguito, seu pai, e disse que ele tem apresentado boa evolução no quadro de saúde, com “grau de consciência absoluto e sem sedação”.

Quanto ao secretariado que vai compor a gestão de Maguito, Daniel adiantou ainda que “praticamente todos os nomes” devem ser divulgados amanhã, sábado (2).

Após a cerimônia de posse, os parlamentares se dirigiram para a Câmara Municipal de Goiânia, onde será realizada a eleição da nova Mesa Diretora. A Prefeitura de Goiânia deverá apresentar, na ocasião, o pedido de licença de Maguito, em decorrência de seu estado de saúde.

Daniel Vilela, presidente do MDB estadual | Foto: Ton Paulo