Paralisação

Médicos peritos do INSS irão paralisar atendimentos por 48 horas a partir desta terça-feira

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) farão uma paralisação de 48…

INSS volta a conceder auxílio-doença sem perícia; veja regras Medida faz parte de programa para acabar com fila
Foto: reprodução - INSS

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) farão uma paralisação de 48 horas a partir desta terça-feira (8/2) em todo o país. A categoria já notificou o Ministério do Trabalho e Previdência Segundo a ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), cerca de 22 mil a 25 mil perícias agendadas serão afetadas.

Ainda de acordo com a ANMP, a mobilização da categoria acontece depois que as tentativas de negociação com o ministério não avançaram. Os manifestantes querem uma reunião presencial com o ministro Onyx Lorenzoni para discutir uma série de temas. Entre eles está o reajuste salarial de cerca de 20%.

Outra pauta levantada pela categoria é a realização de concurso público para suprir 3 mil vagas, distribuição igualitária de agendamentos entre os profissionais dos turnos da manhã e tarde, direito a feriados e recessos sem atendimentos e o fim de espaços na agenda sem atendimentos.

A última reunião entre os trabalhadores e o Lorenzoni aconteceu em agosto de 2021. Na época, a ANMP afirmou que foi firmado um compromisso verbal de restabelecimento de um canal de diálogo direto entre os profissionais e o ministério e a adoção de medidas concretas para resoluções de problemas que afetam a categoria.

Essa foi a segunda paralisação dos médicos neste ano. A primeira aconteceu na última segunda-feira (31), quando os segurados que aguardavam a perícia foram informados no horário e local dos atendimentos que seria necessário remarcar.

Atendimentos serão reagendados

Ainda de acordo com a ANMP, entre 22 mil e 25 mil perícias serão afetadas pela paralisação. Os segurados devem ter a perícia remarcada pelo INSS até o meio-dia seguinte ao atendimento cancelado. De acordo com portaria interna do órgão, a nova data do agendamento deve estar disponível para consulta a partir das 13h do dia seguinte ao cancelamento, no site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

A perícia é exigida para benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadorias por incapacidade permanente ou para pessoa com deficiência e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Com informações de FolhaPress