COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Portal da Alego é o mais transparente do Brasil, aponta levantamento 

Assembleia Legislativa de Goiás obtém o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) conquistou o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública 2023. Divulgado nesta segunda-feira (13), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o ranking aponta que o portal do Legislativo goiano é o mais transparente de todas as casas legislativas do país, com um índice de 97,36%.

Ao todo, foram analisados 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e do Distrito Federal, além de entidades da Administração Indireta federal. No levantamento, os sites públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado.

O presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), destaca que a conquista é fruto de uma gestão séria, otimizada e focada em prestar um serviço de excelência para a população. “Com muita seriedade, inovação e compromisso público, temos trabalhado para aproximar o cidadão do Poder Legislativo, dialogando sempre com toda a sociedade e sendo claros com todos os nossos atos. Hoje temos um portal totalmente transparente e qualquer pessoa tem acesso a tudo que acontece na esfera legislativa. Vejo que estamos no caminho certo e, sem dúvidas, esse selo vem fortalecer ainda mais nossas ações de transparência”, disse o presidente da Alego.