Política

Pré-candidato à presidência, Henrique Meirelles recebe título de cidadão goianiense na Câmara

O anapolino e atual pré-candidato à Presidência da República Henrique Meirelles está, neste momento, na…

O anapolino e atual pré-candidato à Presidência da República Henrique Meirelles está, neste momento, na Câmara Municipal de Goiânia, onde irá receber um título honorífico de cidadão goianiense. De autoria do ex-vereador Luciano Pedroso, a proposta surgiu em 2002, quando Meirelles deixou o Congresso Nacional para comandar o Banco Central, durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva.

O projeto, que tramitou por 16 anos na casa, só foi aprovado na última terça-feira (24). Mesmo que a intenção não tenha sido eleitoreira, uma das interpretações possíveis é de que o título  beneficie Henrique no que diz respeito à exposição de sua figura.

Recentemente, Meirelles foi ministro da Fazenda de Michel Temer e deixou o posto com intuito de se declarar pré-candidato ao Planalto. Com esse objetivo, o goiano já iniciou as movimentações para enfrentar o cenário eleitoral.

Para isso, Henrique trocou de partido: saiu do PSD para o MDB, partido do atual presidente. A mudança faz com que, agora, o MDB tenha duas pré-candidaturas para discutir, já que Temer sinaliza, mesmo que de forma tímida, que pretende entrar na disputa.  A troca de partido pode simbolizar também uma intenção, por parte de Meirelles, de dar continuidade ao projeto “Ponte para o Futuro”, iniciado por Temer.

De acordo com a assessoria de imprensa do MDB, o partido tem convicção de que vai lançar candidato à presidência. Embora ambos sejam pré-candidatos pela sigla, a preferência, segundo o próprio MDB, é do presidente. “Quem chegar em melhor condição irá disputar. A preferência é de Temer, mas caso ele entenda que, no momento, seja melhor lançar Meirelles, é ele quem vai”.

O Mais Goiás não conseguiu contato com o ex-vereador Luciano Pedroso.