ELEIÇÕES | ANÁPOLIS

Pré-candidato do PSL em Anápolis, Valeriano aposta na vitória com eleitor conservador

O pré-candidato à prefeitura de Anápolis pelo PSL, Valeriano Abreu, está confiante na vitória do…

Pré-candidato do PSL em Anápolis, Valeriano aposta na vitória com eleitor conservador
Pré-candidato do PSL em Anápolis, Valeriano aposta na vitória com eleitor conservador

O pré-candidato à prefeitura de Anápolis pelo PSL, Valeriano Abreu, está confiante na vitória do partido na cidade. Segundo ele, os anapolinos têm preceitos conservadores e, prova disso, é que votaram em massa no presidente Jair Bolsonaro (que era do PSL à época) no último pleito: cerca de 70% dos votos do município.

“Eleitores defensores da família, da vida e com valores cristãos. Querem política sem amarração com empreiteiros e empresários”, reforça. Ele lembra, também, que, apesar de não ter sido eleito deputado federal em 2018, foi o mais bem votado da cidade, com 27.536 votos. “Mais que Rubens Otoni (19.780), a candidata ao senado pelo PT e pré-candidata professora Geli (19.543) e que o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (26.766).”

Inclusive, para Valeriano, a desistência de Gomide da pré-candidatura – por problemas de saúde – não faz diferença. Ele expõe que o PSL se preparou quando o petista ainda vislumbrava a corrida pelo paço.

“A diferença é que alguns partidos que, eventualmente, não lançariam candidatos, podem pensar diferente nesse novo cenários.” Para ele, contudo, uma análise mais profunda somente após as convenções.

Chapa

A pré-campanha segue pelas redes sociais e com reuniões menores, sem aglomeração, segundo Valeriano. “Temos dialogado com a sociedade no sentido de elaborar o melhor projeto.”
Apesar da pandemia do novo coronavírus, ele expõe que o partido já possui chapa completa de vereadores, com possibilidade de eleição de dois ou três nomes. “Isso, com pé no chão. Em uma perspectiva mais otimista, talvez até quatro.”

Sobre o vice, os nomes ainda são estudados entre siglas aliadas. “Temos diálogo com, pelo menos, quatro partidos, mas sem a realização de negociata ou promessa de cargos – o que normalmente não agrada alguns dirigentes partidários.”

Segundo ele, apesar da expectativa de coligação, o partido não vê problemas de ter chapa pura, caso seja necessário. “Mas não estamos com vice definido para aguardar a possibilidade de composição”, relata.

Gestão

Questionado sobre a atual gestão, ele diz que percebe insatisfação. “Anápolis é uma cidade com vocação para o setor produtivo, polo farmoquímico, atacadista e universitária. Quem deve avaliar é o eleitor, mas justamente pela vocação, a cidade não tem dado emprego e renda para as pessoas como merecem.”

Ela também adverte para análises do ponto de vista de saúde e segurança pública. “Então, o que nós enfatizamos e defendemos é um projeto de anseio do anapolino conservador, que quer responsabilidade na gestão”, conclui.

Além Valeriano, Anápolis tem como pré-candidatos: Roberto Naves (PP), João Gomes (PSDB), Professora Geli Sanches (PT), Jorge Bezerra (DC), José de Lima (Patriota), Humberto Evangelista (PSD), Edson Tavares (PRTB), Márcio Correia (MDB), Brigadeiro Bragança (Republicanos). O líder do Podemos em Goiás, deputado federal José Nelto também que o partido terá um nome na disputa.