DECISÃO

Prefeito volta atrás e revoga decreto que determinava lockdown em Cristianópolis

O prefeito de Cristianópolis, Jairo Gomes (PSB), revogou o decreto nº 0264/2020, que colocaria a…

O prefeito de Cristianópolis, Jairo Gomes (PSB), revogou o decreto nº 0264/2020, que colocaria a cidade em “lockdown” – fechamento de todo o comércio, exceto os essenciais, e restrição de pessoas nas ruas, a não ser com autorização – para o combate ao novo coronavírus. Agora, a medida restritiva se resume ao órgão públicos, com exceção dos essenciais. Tanto o primeiro texto quanto a revogação foram feitas nesta terça-feira (5).

Vale citar que o lockdown seria uma medida tomada após a Secretaria Municipal da Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica confirmar dois casos de Covid-19 na Zona Rural de Santa Cruz de Goiás, cidade a 33 quilômetros de Cristianópolis, no último sábado (2). Nessa propriedade trabalham cristianopolinos e três deles tiveram contato direto com os dois casos confirmados.

Apesar disso, de acordo com a SMS da cidade, as pessoas foram colocadas em isolamento domiciliar por 14 dias e foram colhidos amostras para exames. Agora, a pasta aguarda os resultados.

Explicação

Por meio de nota nas redes sociais, o Executivo destaca que “o comércio local continua suas atividades normalmente, sendo obrigatório o uso de máscara e, assim observadas as determinações preventivas fixadas em decretos anteriores.”

De acordo com o novo decreto (nº0264/2020), a suspensão das atividades dos órgãos públicos do Poder Legislativo e Executivo durará 15 dias. Porém, a interrupção nos serviços não atinge à Saúde e limpeza pública, e atividades essenciais. O texto também não cobre servidores que estão em regime de trabalho interno em qualquer um dos órgãos públicos.