SAÚDE

Prefeitura de Aparecida assina contrato com Albert Einstein para gestão do HMAP

O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) assinou termo de cooperação entre o executivo municipal e…

HMAP - Aparecida de Goiânia
HMAP - Aparecida de Goiânia (Foto: IBGH - Divulgação)

O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) assinou termo de cooperação entre o executivo municipal e a a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para gerenciamento do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) durante solenidade realizada na tarde de segunda-feira (28). Na ocasião, o gestor também sancionou lei que acrescentou o nome de Iris Rezende à unidade hospitalar.

O Albert Einstein ficou em primeiro lugar no chamamento público para seleção de instituição para gerenciamento do HMAP. O contrato será publicado no Diário Oficial do Município. A previsão é de que os meses de abril e maio sejam de transição de gestão. Em junho, o Einstein já deverá estar operacionalizando 100% o HMAP.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou as metas estabelecidas para a nova gestão e as expectativas da pasta: “Esperamos aprimorar a capacidade do hospital como um todo, aumentando internações clínicas e exames, por exemplo. Em decorrência da pandemia, tivemos um represamento de algumas demandas, como as cirurgias eletivas, e agora elas serão priorizadas. É uma demanda atual da nossa população. Hoje o HMAP tem toda a tecnologia embarcada nele e tem uma capacidade muito grande, com equipamentos de última geração, e esperamos entregar ainda mais resultados”.

A equipe do Einstein deverá administrar os 235 leitos do hospital, realizando mais de 970 internações clínicas por mês. As dez salas do centro cirúrgico do hospital, bem como a nova sala de hemodinâmica, deverão realizar 870 procedimentos eletivos mensais. Estão previstas ainda a realização de mais de oito mil consultas médicas ambulatoriais e mais de sete mil exames de imagem por mês.

Além do Hospital Albert Einstein, concorreram no certame para gestão do HMAP, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), o Instituto ACQUA Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental, Instituto Saúde e Cidadania (Isac), Instituto Social Mais Saúde, Instituto Haver, o Instituto Nacional de Desenvolvimento (INDSH) Social e Humano e o Ação Brasil Gestão Pública.

IBGH foi alvo de investigação na gestão do HMAP

A escolha do Hospital Albert Einstein determina o fim da gestão do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) na administração do HMAP. A instituição gere a unidade de saúde desde 19 de dezembro de 2018.

instituto foi alvo de investigação pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) em setembro de 2021 sobre suposto desvio de recursos públicos da área da saúde em 2020 durante a pandemia da Covid-19.

Segundo a Polícia Civil, há indícios de desvios de cerca de R$ 6 milhões destinados a compra de materiais e insumos hospitalares destinados principalmente ao combate da pandemia através de emissão de notas fiscais falsas pelas empresas de fachada para justificar o recebimento de recursos públicos.