REUNIÃO DA FGM

Principal demanda em 2021 será por emprego, afirma Caiado

Ronaldo Caiado (DEM) participou, na tarde desta quarta-feira (27), do Encontro Goiano de Prefeitos e…

Ronaldo Caiado (DEM) participou, na tarde desta quarta-feira (27), do Encontro Goiano de Prefeitos e Prefeitas, que foi organizado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM) para dar boas-vindas aos gestores que assumiram o mandato neste ano. “Quando os prefeitos precisarem de debate, estou inteiramente a disposição”, declarou o governador.

O governador também fez questão de informar que está disposto a fazer parcerias com os prefeitos, independente de sigla partidária. “Sabemos que a maior demanda será a de empregos, neste ano”, salientou. “No momento que desejar algo, venha para reunião conosco, mas traga, também, sua parceria. Não é transferir, simplesmente, o problema. É fazermos juntos.”

Desta forma, ele reforçou que quer ter uma parceria efetiva com aqueles que estão à frente da administração dos 246 municípios de Goiás. “Eu sei a cobrança ao ocuparmos um cargo no Executivo. Mas a população está ávida por respostas a altura”, disse ele ao reforçar a necessidade de uma boa escolha de assessores no primeiro escalão. “Ninguém governa sozinho.”

Destaca-se, o encontro, transmitido pelas redes sociais, também teve apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Conselhos

Caiado aproveitou o momento para aconselhar os novos gestores. Ele disse, que é importante a transparência completa de como recebeu o município e que ela seja mantida durante toda a gestão. “Para quem quiser.” Ele também sugeriu que os gestores não se distanciem do povo.

“Claro que não há somente medidas simpáticas à população. Muitas vezes não vamos agradar a todos. Mas você sabe que aquilo é sua responsabilidade, obrigação do cargo”, argumentou. “Não deixe que a preocupação em ter a simpatia tira de você a responsabilidade de tomar medidas efetivas.”

TCM

No evento, o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Joaquim de Castro Neto e o governador Ronaldo Caiado receberam do presidente da FGM a pasta com agenda municipalista da federação. Depois do recebimento do documento, o conselheiro do TCM declarou que o governo de Goiás tem incluído todos os órgãos nas decisões do Estado.

Segundo ele, é uma alegria o TCM ser parceiro das prefeituras. De acordo com ele, a parceria com a FGM contribui para esse funcionamento. Contudo, ele pediu “pé no chão”.

“Então, para aqueles que estão assumindo o mandato, grande parte dos municípios deixou dinheiro em caixa. Que não se entusiasmem com isso, inchando folhas de pagamento e contratações desnecessárias. Dinheiro público tem regras para se gastar”, advertiu.

Presidente da FGM

O presidente da FGM José Cunha, em sua fala, lembrou que o Estado tem 155 prefeitos novos, assumindo em 2021, além de 91 reeleitos. Ele aproveitou, ainda, para elogiar o governador Ronaldo Caido (DEM) pela regionalização das clínicas, mas também pelo decreto, no começo da pandemia, que endureceu a quarentena.

Ele também citou que os programas de linhas de crédito, como o ProGoiás. “A pandemia tem limitado algumas ações, mas o governo tem oportunizado a geração de empregos.”

Na ocasião, ele também agradeceu as ações do governo federal que levaram recursos importantes aos municípios, principalmente aos prefeitos que fecharam 2020.

Vitórias da entidade

Cunha também aproveitou para citar algumas conquistas da FGM. Dentre elas, ele citou a emenda constitucional que permitiu a cobrança da taxa de iluminação pública. “Contribuindo para o gasto da iluminação da cidade. Também tivemos o aumento do valor da merenda escolar, em 2007, por meio de parcerias”, completou.

E continuou: “Uma reforma, também, importante foi o aumento de 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios); a emenda constitucional que permitiu aos municípios manter 100% da arrecadação do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural); o repasse, em 2020, para os municípios recursos para a pandemia, recomposição de parte das perdas do ICMS; etc.”

A FGM, ele reforçou, serve para fazer a interlocução com a bancada federal e discutir as pautas, em Brasília. “Continuaremos, mesmo com dificuldades, atuando em Brasília para pautar ações [para os municípios] e discutindo o pós-pandemia.”