LEMBRANÇA

Professora guarda foto que tirou com Iris: “uma pessoa muito educada”

Entre os admiradores do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) que aguardam para se despedir dele na…

Professora guarda foto que tirou com Iris:
Professora guarda foto que tirou com Iris: "uma pessoa muito educada"

Entre os admiradores do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) que aguardam para se despedir dele na tarde dessa terça (9), está a professora Ilza da Costa Oliveira, que deixou o Tocantins em 1979 e se mudou para Goiânia em busca de um futuro melhor. A docente foi aprovada em um concurso que o emedebista autorizou na época em que era governador.

“Sou formada em Letras. Naquela época era muito difícil. A gente tinha que batalhar muito pois pessoas que nem eram qualificadas estavam sendo nomeadas. Mas tudo mudou quando ele chegou”, lembra.

Ilza conta que conseguiu uma selfie com ele em Bela Vista, cidade em que escolheu viver desde 1992. “Ele é uma pessoa muito educada. Muito carinhosa. Ele é simples, humilde. Eu também tive a oportunidade de ir no aniversário dele, mas nesse eu não consegui falar com ele, mas ele queria vir falar com a gente. Dava para ver.”

Para a professora, o maior legado de Iris é o bem que ele fez. “Ele transformou Goiânia. Ele era uma pessoa muito boa, ajudou muita gente. Ele tinha uma preocupação com as pessoas”.

A professora enxerga Iris como um “cidadão do bem” e muito respeitado. “Ele liderou Goiânia, Goiás e até lá fora pois ele buscou subsídios para nos ajudar aqui”, afirma.

Para Ilza, é impossível lembrar de Iris sem falar dos mutirões. “Eu estive em um que ele na Vila Mutirão. Nos fomos em um ônibus e ele nos orientou que iríamos fazer as casas. E cada um iria ajudando de alguma forma: pegando comendo ou tijolo. Lá ele serviu pão e leite para nós. E todo mundo se ajudando. Era muito lindo.”

Vale lembrar, Iris morreu, nesta terça-feira (9), após ficar internado por cerca de três meses, depois de sofrer um AVC hemorrágico em 6 de agosto. O velório será aberto no salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas.

LEIA MAIS:

Quadro de saúde do irmão de Iris, Otoniel Machado, causou trauma na família

Iris Rezende morre aos 87 anos em São Paulo

Enterro de Iris Rezende será realizado no Cemitério Santana, em Goiânia, às 17h