Igrejas

Projeto de Lei propõe nova isenção de taxas para igrejas e cultos em Goiás

Em Goiás, um Projeto de Lei (PL) propõe uma nova isenção de taxas para igrejas…

Em Goiás, um Projeto de Lei (PL) propõe uma nova isenção de taxas para igrejas e cultos religiosos. A autoria é do deputado estadual Marlúcio Pereira (PRB). No Brasil, o artigo 150 da Constituição Federal já define que o Estado não pode cobrar impostos de “templos de qualquer culto”, o que inclui, por exemplo, taxas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O texto do PL fala apenas que a isenção será concedida “às taxas e contribuições de melhoria, eventos religiosos, assim como outras taxas instituídas”, sem mais especificações. Na proposta, é necessário que a instituição esteja com as documentações regularizadas para receber a isenção.

Questionado se o projeto pode abrir brechas de interpretação, Marlúcio explica: “ele está bem específico. IPTU, essas coisas, já são isentos. Nesse caso, são taxas mais para eventos, mesmo”. O deputado cita como exemplos festas do dia das crianças e para arrecadação de fundos para ações sociais.

A justificativa é de que essas instituições já realizam trabalhos sociais, principalmente na recuperação de pessoas com problemas de alcoolismo, drogas e até mesmo psiquiátricos. “Eles fazem um trabalho social muito grande que, se for analisar, era para o governo fazer”, afirma Marlúcio.

Ao Mais Goiás, Marlúcio explicou que o objetivo é beneficiar, também, Organizações Não-Governamentais (ONGs). Contudo, elas não aparecem no texto do Projeto de Lei. Questionado sobre isso, o deputado explica: “As maioria das igrejas, sejam católicas ou evangélicas e espíritas, têm Institutos ou têm uma ONG”. E completou, afirmando que vai avaliar a possibilidade de inserir as ONGs na proposta.

O deputado ainda disse que aguarda a reação popular e de outros parlamentares para inserir emendas ao texto original. “Até agora, o pessoal de ONGs não me procurou. Mas, se procurarem, há a possibilidade de mudar alguma coisa no projeto. Desde que seja uma coisa séria, que realmente atenda à população”, completa.

Mais parcerias

A ideia do projeto veio da atuação do deputado como presidente de bairro e do contato que mantém com as atividades sociais desenvolvidas pelas instituições beneficiadas pelo PL
Marlúcio Pereira ainda ressalta que os custos que o Estado tem com vários tipos de serviços, como creches e clínicas poderiam ser reduzidos, se fossem priorizadas parcerias com esses tipos de institutos.

“A igreja que tem uma casa de recuperação, se tivesse uma parceria com o governo, tranquilamente dobraria o número de pessoas atendidas e daria mais qualidade no atendimento. E ficaria muito barato para o estado ou a prefeitura”, finaliza.