Eleições 2018

PT define pré-candidatos a governador e a senador por Goiás

A cúpula e membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniram-se na manhã…

A cúpula e membros do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniram-se na manhã deste sábado (19) no auditório de um hotel no Centro da capital. Na pauta, a análise da conjuntura política da pré-campanha às eleições 2018, homologação das candidaturas majoritárias e a definição do método de escolha dos candidatos às urnas em outubro.

Durante a reunião, que teve cerca de quatro horas de duração, os membros da executiva estadual ouviram discursos que reforçaram a importância de se estabelecer um palanque para o ex-presidente Lula em Goiás, com o lançamento de uma chapa composta por candidatos próprios para Assembleia e para o Congresso Nacional. Em resolução no final da reunião, os nomes da presidente do PT em Goiás, Kátia Maria, e do deputado estadual Luís Cesar Bueno foram lidos e aprovados pelos presentes como pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas e ao Senado Federal, respectivamente.

“Serei a pré-candidata do partido com muita honra e responsabilidade de fazer um debate real das dificuldades enfrentadas pelo Estado”, anunciou Kátia Maria, destacando que a confirmação das candidaturas devem acontecer no dia 23 de junho, durante encontro estadual do partido.

Luís César Bueno, que foi escalado pela executiva para disputar a cadeira de senador pela primeira vez em sua trajetória política, disse estar preparado para ao Congresso Nacional, pois  já exerceu dois mandatos de vereador por Goiânia e quatro de deputado estadual por Goiás. “Para chegar ao Senado irei apresentar propostas voltadas para restrição do fluxo de drogas e armas nas rodovias federais para coibir o tráfico e a violência e também lutarei pelo fim do horário de Verão. Sou a favor de reformas na política e na previdência”, adiantou.

Sobre a plataforma de pré-campanha, Kátia Maria destacou que pretende fazer um contraponto as pré-candidaturas ao Governo que estão postas até o momento. “Quero mostrar a diferença entre os projetos que estão colocados. As vagas de senador e vice serão colocadas à disposição de partidos com quem queremos formar alianças, mas também, temos vários membros do próprio PT interessados nestas vagas. Agora é preparar a pré-campanha e iniciar a apresentação dos nossos projetos à sociedade”, enfatizou Kátia.

Esquerdas unidas

Passaram pela reunião a presidente estadual e deputada estadual do PC do B, Isaura Lemos, que ressaltou que há possibilidade de aliança entre os dois partidos de esquerda nas eleições deste ano. “Temos discutido com o PT a necessidade de caminharmos juntos pelo Estado de Goiás e estamos avançando na construção de um projeto e uma chapa para termos a maior representação da esquerda nas eleições na história do Estado. Estamos avaliando ainda o convite para compor a chapa majoritária indicando o candidato ao Senado”.

A presidente Kátia Maria ressaltou que a presença da deputada Isaura na reunião petista demonstra o desejo de união entre os partidos. “Isso demonstra de forma clara que o PT e o PC do B estão dialogando para consolidar a intenção de caminhar juntos no processo eleitoral deste ano, sendo representado na nossa chapa majoritária, assim como na composição da chapa de pré-candidatos a deputado estadual e federal”, concluiu.