REPRESENTATIVIDADE

PT lança pré-candidata trans à Câmara Federal por Goiás

O PT lançou Ariel Luz Rodrigues à Câmara Federal. Trata-se da única pré-candidata trans ao…

PT lança pré-candidata trans à Câmara Federal por Goiás
Ariel e a presidente do PT Goiás Kátia Maria (Foto: Arquivo Pessoal)

O PT lançou Ariel Luz Rodrigues à Câmara Federal. Trata-se da única pré-candidata trans ao Congresso pelo Estado neste pleito até o momento.

Ao Mais Goiás, Ariel disse que resolveu entrar na disputa por ter “uma vida privilegiada”. “Acredito que vivo em uma bolha. A maioria da população trans no Brasil não passa dos 35 anos, 80% não concluiu o ensino fundamental, a grande maioria vive de prostituição ou subempregos por não ter tido acesso a educação e muitas vezes ter sido expulsa de casa ainda na adolescência. Estou aqui com 43 anos, minha mãe diz que sou a filha que ela sempre sonhou ter, tenho emprego, bom salário e sou pós-graduanda em psicanálise e relações de gênero…”

De acordo com ela, ao se dar conta disso, percebeu que deveria fazer algo. “Não podia ficar só assistindo. Foi quando decidi descruzar meus braços, já que meu corpo por si só é uma ato político e de rebeldia ao ‘cistema’ heteronormativo.”

Ariel afirma que a luta dela por Direitos Humanos é antiga, desde o final dos anos 1990. Contudo, entendeu que era preciso alguém que pudesse representar toda essa coletividade na Câmara. “Além de inspirar toda uma geração que está vindo agora e abrir espaços assim como minhas ancestrais fizeram por mim, [é importante] ter direito a voz e ser ouvida. Pelo menos barulho vamos fazer”, garante.

Questionada se tem recebido suporte do partido, ela afirma que sim, mas pontua que ainda existem algumas barreiras a serem quebradas. Ela cita a falta de equidade que é algo importante a todas as minorias. “Ainda é cedo pra falar, mas posso prever que a luta não será um mar de rosas”, arremata.