Cultura

Raquel Teixeira apresenta Plano de Governo aos representantes do setor cultural

A professora Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e candidata…

A professora Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e candidata a vice-governadora da Coligação Goiás Avança Mais, participou de um encontro com representantes de todas as áreas da cultura do Estado, nesta quinta-feira (20), no auditório do Plaza Inn Augustus Hotel, em Goiânia. Em nome de Zé Eliton, governador e candidato à reeleição, Raquel Teixeira apresentou as propostas para promover novos avanços para o setor cultural em Goiás.

No auditório estavam personalidades como os cantores Fernando Perillo e Cláudia Vieira, o musico Xexéu. o ator Maury de Castro, o artista plástico Di Magalhaes, além de representantes do cenário alternativo musical, da literatura, das artes cênicas e plásticas, da cultura popular, da Orquestra Filarmônica de Goiás e do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, das Quadrilhas Juninas de Goiás, dos Grupos de Congo, das Bandas e Fanfarras. Do interior, vieram grupos de artistas e comitivas de secretários municipais de Educação e Cultura e de prefeitos. Também esteve presente o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto.

Na abertura do encontro, a professora, escritora e ex-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria do Rosário Cassimiro, que representou o Conselho Estadual de Educação e a Academia Goiana de Letras, falou da importância que a cultura alcançou no governo de Marconi Perillo e de Zé Eliton. “Com apoio total desses governos, nós temos conseguido progredir muito e até ultrapassar as barreiras, ou as barrancas, do Rio Paranaíba. Nossa cultura está chegando por todo o Brasil”, salientou.

Prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly falou em nome dos prefeitos e secretários municipais presentes e ressaltou a gratidão. “Eu aprendi desde pequena a não cuspir no prato que a gente comeu, a ter gratidão no coração e a valorizar as pessoas que nos dão as mãos nos momentos difíceis”, disse, lembrando ações e obras do governo Marconi Perillo e Zé Eliton, como o programa Bolsa Universitária, que já beneficiou mais de 250 mil jovens.

“Eu tenho orgulho de dizer que estou na política, mas que sou advogada e fui bolsista da OVG, que fez toda a diferença na minha vida. Conheço vários jovens goianos que não teriam condição de ter acesso ao ensino superior se não fosse a ousadia do governador Marconi e do Zé Eliton”, contou a prefeita. “Agora a professora Raquel e Zé Eliton vem com a proposta que eu fiquei encantada: o Estado vai custear mestrado para os professores da Educação. Isso é muito bom. Isso é investimento ainda maior na Educação do Estado de Goiás”, enfatizou.

Amor pela cultura
O secretário Flávio Peixoto, da Seduce, definiu as eleições de 2018 como um momento histórico para os goianos. “Pela primeira vez em Goiás, nós temos uma pessoa que representa com o coração a Educação e a Cultura. É uma oportunidade única. Nós temos na chapa majoritária como vice-governadora a professora Raquel”, apontou.

Flávio explicou que o fato de a professora Raquel Teixeira estar no centro do poder fará grande diferença. “Olha, quem tem experiência na vida pública sabe a importância que tem alguém que pensa, dorme e levanta pensando na Educação e na Cultura”, ressalta.