EDUCAÇÃO

Reajuste de professores passa em primeira votação na Câmara de Goiânia

Caso passe em segunda votação, o reajuste será pago em duas vezes. Dos quais 7,50% de forma retroativa para maio e 7,45% a partir de outubro

Os vereadores aprovaram em primeira votação, na quinta-feira (15), projeto de lei que reajusta a remuneração dos professores da rede municipal de Goiânia em 14,95%, de acordo com o Piso Nacional da carreira. O texto segue para a Comissão de Trabalho e Servidor Público para posterior votação em segunda fase.

Caso passe em segunda votação, o reajuste será pago em duas vezes. Dos quais 7,50% será pago de forma retroativa para maio e 7,45% a partir de outubro. O projeto é de autoria da prefeitura de Goiânia. No entanto, servidores administrativos da área educacional cobram plano de carreira e o pagamento da data-base.

A proposta da prefeitura para os professores prevê a gratificação de regência de classe, gratificação pelo exercício de atividades de pesquisa e auxílio-locomoção.

O vereador Izídio Alves (MDB), presidente da Comissão de Trabalho, aponta que a intenção é analisar o mais rápido possível, com reunião marcada para a próxima segunda-feira (20), para que o projeto volte a plenário para votação definitiva. “Já solicitei a relatoria. Assim que chegar à Comissão avançamos”, garante.

No texto, a prefeitura aponta que o impacto financeiro para 2024 é de R$ 225,6 milhões.

Data-base

Apesar do avanço do reajuste de professores, os servidores administrativos cobram o envio da data-base da categoria para a Câmara Municipal. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego), a deputada estadual Bia de Lima (PT), se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patriota), na última terça-feira (13). A categoria ainda realizou protesto na sede do legislativo na quarta-feira (14).