Democracia

Escolas da rede estadual poderão eleger seus novos diretores em junho

O projeto de Lei n° 1460/18 que estabelece eleições para o cargo de diretor nas escolas…

O projeto de Lei n° 1460/18 que estabelece eleições para o cargo de diretor nas escolas estaduais em Goiás foi aprovado em segunda e última votação nesta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Estado.  Agora, a proposta segue para sanção do governador José Eliton (PSDB).

O projeto aprovado permite que a comunidade escolar formada por alunos, pais, professores e corpo administrativo das escolas estaduais de Goiás possam eleger no próximo dia 26 de junho os diretores que estarão à frente dessas unidades escolares. Eles também poderão participar da elaboração e execução de projetos político-pedagógicos e administrativos das escolas.

As eleições diretas aprovadas nesta lei, contudo, não se aplicam às escolas conveniadas e nem aos colégios militares. Autora da emenda que estabelece a data da votação para o próximo mês, a deputada Adriana Accorsi, disse ao Mais Goiás que a aprovação da projeto representa uma conquista para a Educação goiana, que há decádas sofre com a falta de regulamentação das eleições escolares.

“Os trabalhadores da Educação e os movimentos estudantis defenderam esse processo democrático que agora está regulamentado por lei. E a definição destas eleições ainda no segundo semestre são importantes para não ocorrer choque com o período eleitoral político partidário como queriam alguns colegas deputados, o que ao meu ver seria prejudicial ao processo político nas escolas”, contou.