QUERIDO

Sob desconfiança de que voltaria atrás, Iris se aposentou há mais de um ano

Até agosto do ano passado, o então prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), que faleceu…

Sob desconfiança de que voltaria atrás, Iris se aposentou há mais de um ano (Foto Jackson Rodrigues | Prefeitura de Goiânia)
Sob desconfiança de que voltaria atrás, Iris se aposentou há mais de um ano (Foto Jackson Rodrigues | Prefeitura de Goiânia)

Até agosto do ano passado, o então prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), que faleceu nesta terça-feira (9), aos 87 anos, era apontado em todas as pesquisas como o favorito para comandar a capital de 2021 até 2024. No dia 25 de agosto de 2020, porém, ele convocou a imprensa, e informou que estava saindo da vida pública depois de 63 anos e que não concorreria à reeleição.

Semanas antes do anúncio oficial, Iris recebeu cartas e pedidos de vários políticos e amigos para que buscasse mais uma vez a reeleição, mas segundo pessoas próximas ao político, pesou na decisão de encerrar ali sua caminhada política as inúmeras solicitações de familiares para que ele deixasse a vida pública.

“Estou extremamente sensibilizado com as inúmeras manifestações de apoio para que nos disponibilizemos a buscar um quinto mandado frente à Prefeitura de Goiânia, mas vim aqui para, de maneira oficial, comunicar que não serei candidato à reeleição, e cumpre-me também informar que encerro minha carreira política, construída por mais de seis décadas.” O então prefeito de Goiânia também disse, durante a coletiva, que fez o anúncio “para aqueles que pretendem se candidatar à sucessão possam se colocar na disputa para que a sociedade fique livre na missão de escolher seus favoritos”.

Após aposentadoria, Iris Rezende continuava atuando como conselheiro

Mesmo tendo afirmado que concluiria as atividades na vida pública em 1º de janeiro deste ano, logo após entregar a faixa de prefeito a seu sucessor, Iris continuou procurado ao longo deste ano por políticos de diferentes partidos e regiões de Goiás.

E, apesar de passar a maior parte do tempo em suas propriedades rurais e com familiares, nunca deixou de atuar como conselheiro político. Uma das pessoas que fazia questão de sempre encontrar com o ex-prefeito após o anúncio do encerramento da carreira política dele era o governador Ronaldo Caiado (DEM).

A aprovação de Iris Rezende ao final de seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Goiânia junto aos eleitores era tão grande que os dois principais candidatos que disputaram a eleição no ano passado postaram vídeos e falas no horário político onde se apresentavam como aliados e escolhidos por ele para dar continuidade à exitosa gestão.

LEIA MAIS:

Confira o trajeto do cortejo de Iris Rezende

Iris Rezende morre aos 87 anos em São Paulo

Projeto de Lei altera nome de Parque Mutirama em homenagem a Iris