Fim do prazo

Último dia: eleitores fazem fila quilométrica para regularizar título de eleitor em Goiânia

Eleitores goianienses fazem fila em frente à sede da Justiça Eleitoral, na Avenida T-1, no…

Eleitores fazem filas quilométricas para regularizar título de eleitor em Goiânia (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

Eleitores goianienses fazem fila em frente à sede da Justiça Eleitoral, na Avenida T-1, no Setor Bueno, em Goiânia nesta quarta-feira (4). Hoje é o prazo final para regularizar o título eleitoral para a eleição de 2022. Quem não tiver o documento regularizado pode sofrer sanções, como proibição de obtenção da carteira de identidade, passaporte, ser impossibilitado de realizar inscrição em concurso público, entre outros.

A fila é tão grande que chega a contornar o quarteirão. Não existe previsão oficial de tempo médio para atendimento, mas eleitores relatam que estão demorando pelo menos duas horas, desde a chegada na fila até a conclusão da regularização do título de eleitor.

A dona de casa Thaís de Sousa está há 13 anos sem votar (Foto: Jucimar Sousa – Mais Goiás)

A dona de casa Thaís Alves de Sousa, de 29 anos, diz que votou apenas um vez, quando tinha 16 anos. Desde então, perdeu o título de eleitor e nunca mais votou. Foi à Justiça Eleitoral por entender que é importante escolher os governantes.

“Tentei pegar auxílio [emergencial] e não deu, nem concurso público. Mas tirei para votar mesmo. A gente pensa ‘ah, não vale a pena’, mas depois passa um tempo e vê que faz diferença participar da escolha”, diz.

Agropecuarista Ana Paula Borba deixou para a última hora (Foto: Jucimar Sousa – Mais Goiás)

A agropecuarista Ana Paula Borba, de 36 anos, também enfrentou a fila da Justiça Eleitoral para regularizar o título de eleitor. Ela diz ter tentado pela internet, mas não conseguiu, por isso precisou ir até a sede da instituição.

“Tentei pela internet e não consegui e outra que a gente esquece e deixa para última hora. Preciso do título para fazer meu passaporte”, afirma.

A auxiliar de administração, Bruna Cristina Mathias, de 30 anos, também relata não ter conseguido regularizar o título de eleitor pela internet e acabou tendo que enfrentar a fila no último dia de prazo. Ela chegou por volta das 8h e até as 10h30 não havia sido atendida.

Como regularizar

Fila em frente à Justiça Eleitoral (Foto: Jucimar Sousa – Mais Goiás)

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a primeira etapa é conferir a situação na Justiça Eleitoral. Siga o seguinte caminho: na página principal do Portal do TSE, na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clique no menu “Título de eleitor” e, depois, em “Como regularizar seu título”, faça a consulta da sua situação, inserindo os dados solicitados pelo sistema (nome completo ou número do título ou CPF).

Vale lembrar que o título só pode se enquadrar em duas situações: regular ou irregular (cancelado ou suspenso). A eleitora ou o eleitor tem o título cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial.

Já o título suspenso é consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório. (Saiba mais sobre algumas regras atuais a respeito de cancelamento do título no contexto da pandemia de covid-19).

Agora siga para a segunda etapa. Em caso de pendências, é preciso fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito. Para isso, clique em “Quitação de multas”, naquele mesmo menu “Título de Eleitor”, e siga as orientações da página.

Ao fim dessa fase, o eleitor está pronto para ir para a terceira etapa: dar início ao processo de regularização do documento. Para tanto, deve voltar à tela inicial do Portal do TSE e clicar em “Autoatendimento do Eleitor”. Depois, basta ir até “Atendimento ao Eleitor” (na coluna do meio) e buscar pelo link “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”.