REAL TIME BIG DATA

Vanderlan tem 21%, Maguito 15% e Adriana 9% das intenções de voto, diz pesquisa

Vanderlan Cardoso (PSD) aparece com 21% das intenções de voto para a Prefeitura de Goiânia,…

Vanderlan Cardoso (PSD) aparece com 21% das intenções de voto para a Prefeitura de Goiânia, em pesquisa realizada pela TV Record / RealTime Big Data, divulgada nesta terça-feira (6). A pesquisa estimulada, ou seja quando é apresentada cartela com nome dos candidatos, mostra Maguito Vilela (MDB) com 15% e Adriana Accorsi (PT), com 9%.

Elias Vaz (PSB) apresenta 5% das intenções de voto. Já Dra. Cristina (PL), que teve a candidatura derrubada pela Justiça, aparece junto com Virmondes Cruvinel com 4%. Major Araújo tem 3%, enquanto Alysson Lima (SDD), Gustavo Gayer (DC), Manu Jacob (Psol) e Samuel Almeida (Pros) têm 1%.

Antônio Vieira Neto (PCB), Cristiano Cunha (PV), Fábio Jr (UP), Talles Barreto (PSDB) e Vinícius Gomes (PCO) não pontuaram. A pesquisa também mostra que brancos e nulos somam 13% em Goiânia. Outros 22% não sabem e não responderam.

Foram entrevistadas 850 pessoas entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é quatro pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-06471/2020.

Espontânea

Na espontânea, quando a cartela com nomes não é apresentada pelo entrevistador, Vanderlan também aparece em primeiro com 8%. Adriana Accorsi aparece na segunda colocação na lembrança do eleitor goianiense, junto Maguito Vilela, com 5%. Iris Rezende (MDB) mesmo não sendo candidato à reeleição aparece em terceiro, com 4%.

Virmondes Cruvinel aparece com 1% outros candidatos somam 5% e 19% dos eleitores dizem votar branco ou nulo. Nessa modalidade, 53% não sabem em quem votariam para as eleições municipais de 2020 ou não responderam.

Rejeição

A pesquisa ainda aferiu a rejeição dos goianienses aos candidatos. Maguito Vilela aparece como o mais rejeitado, com 21%, seguido por Adriana Accorsi, com 13%, Vanderlan, com 12%, e Major Araújo com 5%. Elias Vaz foi citado por 3% e Virmondes Cruvinel por 2%.

Alysson Lima, Cristiano Cunha, Gustavo Gayer, Manu Jacob e Talles Barreto foram citados por 1% do eleitorado. Antônio Vieira Neto, Dra. Cristina, Fábio Júnior, Samuel Almeida e Vinícius Gomes não foram mencionados.

Outros 12% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos citados e 20% não rejeitam nenhum dos postulantes a prefeito de Goiânia. Não sabem ou não responderam somam 7%.

Avaliação

Os eleitores ainda foram questionados sobre aprovação do governo do prefeito Iris Rezende e 51% disseram que a gestão do emedebista é “ótimo/bom”.  Outros 32% disseram que é “regular” e 15% votaram em “ruim/péssimo”. Já 2% não sabem ou não responderam e 62% disseram que aprovam o mandato de Iris, 30% desaprovam e 8% não responderam.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) é aprovado por 60% dos goianienses entrevistados e 30% o desaprovam, enquanto 10% não sabem ou não responderam.

A aprovação de Jair Bolsonaro é de 50% em Goiânia e desaprovada por 41%.