HOMENAGEM

Vereadores analisam mudança do nome da Av. Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende

Os vereadores de Goiânia analisam nova tentativa de mudança do nome da Avenida Castelo Branco.…

Justiça suspende lei que altera nome da avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende, em Goiânia
Justiça suspende lei que altera nome da avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende, em Goiânia (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)

Os vereadores de Goiânia analisam nova tentativa de mudança do nome da Avenida Castelo Branco. Desta vez, a intenção do autor da proposta, Clécio Alves (Republicanos), é que seja chamada de Agrovia Iris Rezende. No início do ano, a Câmara Municipal decidiu por manter veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a um projeto semelhante.

Diferente da primeira tentativa, também de autoria de Clécio Alves, a proposta inclui o nome “Agrovia” antes da menção a Iris. Vale lembrar que a prefeitura tem projeto de criação de um polo de comércio agropecuário, previsto, inclusive, nas alterações aprovadas no Plano Diretor.

Clécio Alves argumenta que Castelo Branco, que nomeia a avenida, fez um governo de exceção que cassou os direitos políticos de Iris Rezende, “fato que a história mostrou como uma das maiores injustiças já praticadas contra esse homem público, que doou quase toda sua vida em favor desta cidade, do Estado de Goiás e do Brasil”.

O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve pedido de vistas do vereador Pedro Azulão Jr (PSB), que alegou necessidade de ouvir comerciantes e empresários. A próxima reunião da CCJ está marcada para semana que vem.

Veto

A Câmara Municipal chegou a aprovar, ainda em 2021, a mudança de nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende. No entanto, após pressão de comerciantes ligados ao Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), o prefeito Rogério Cruz vetou o projeto, que retornou à Casa.

O veto foi confirmado pelos vereadores em sessão realizada em fevereiro de 2022, com placar de 24 votos a 8. A sessão teve discussões acaloradas. Os vereadores chegaram a aprovar prorrogação da sessão por mais 30 minutos para prosseguirem com a votação. Houve princípio de confusão.

O vereador Clécio Alves chegou a dizer que a atitude dos vereadores que mantiveram o veto “envergonha” o ex-prefeito Iris Rezende. “Alguém me aponte um prego que Castelo Branco colocou em Goiânia! Um ditador, um algoz, que envergonha Goiânia e o Brasil”, criticou.