ANÁLISE

Votos que seriam de Marconi na disputa ao governo ainda não têm rumo certo, avaliam cientistas

A migração e o destino dos votos que seriam do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na…

Marconi ainda depende de alianças para efetivar nome ao governo na convenção
Marconi Perillo (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

A migração e o destino dos votos que seriam do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na disputa ao governo de Goiás são incógnitas inclusive para cientistas políticos. Dois pesquisadores de eleições ouvidos pelo Mais Goiás avaliam, no entanto, que o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) pode ter dificuldades em ganhar os eleitores do tucano e se firmar como principal nome da oposição. Os votos, assim, ficam em disputa e podem beneficiar, inclusive, Ronaldo Caiado.

Neste sentido, a saída do ex-governador da disputa pelo governo estadual, para se candidatar ao Senado, deixa o campo aberto

O cientista político Guilherme Carvalho aponta que o eleitor típico de Marconi Perillo é aquele fiel, que votaria nele independente de qual eleição fosse. Além disso, o ex-governador tem bastante respaldo entre os servidores públicos estaduais, sobretudo aqueles insatisfeitos com o governo estadual, mesmo que tenham eventualmente tenham votado no governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em 2018.

“Ainda tem o chamado voto de recall. Ou seja, o nome dele, por ser bem conhecido, aparece como o principal na oposição para eleitores. Por ter sido governador por quatro vezes, ainda detinha 15% das intenções de votos [nas pesquisas]”, aponta.

Migração

O cientista político aponta que não é possível inferir exatamente para onde iriam os votos do tucano, já que não há pesquisas neste sentido. No entanto, avalia que o eleitor do Marconi não migra diretamente para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), só por ele ser o segundo colocado, mesmo porque é pouco conhecido nos rincões do Estado.

“Para o eleitor, a insatisfação com o governo Caiado pode ser mudada com a satisfação com alguns programas. E não tendo a memória afetiva do Marconi na disputa, há possibilidade de migração de votos de Perillo para o atual governador. Essa movimentação pode ocorrer principalmente entre aqueles que não necessariamente são contra Caiado, mas gostavam do ex-governador”, cogita.

Há ainda dificuldade do ex-prefeito de Aparecida se capilarizar como principal nome da oposição, já que há ambivalência no apoio dele ao presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto manteve uma base de esquerda em suas gestões.

“Para o eleitor, isso pode ser uma questão difícil de resolver”, pondera.

Incógnita

O cientista político Robert Bonifácio também aponta que não dá para saber para quem migrarão os votos de Marconi Perillo porque as pesquisas feitas em Goiás não trazem esse tipo de medida. Ele observa, nesse sentido, que há um movimento de parte substantiva de prefeitos tucanos a favor de Caiado, o que pode fazer a diferença.

“De todo modo, as próximas pesquisas vão clarear o cenário”, diz.

No entanto, salienta que o ex-governador tem uma possível estratégia já definida para o Senado, que é de polarização com a gestão do governador Ronaldo Caiado.

“Na candidatura ao Senado, Marconi possui potencial de ser eleito. A expectativa é de que ele faça da campanha dele um proxy da campanha a governador, atacando Caiado, trazendo propostas que fazem mais sentido ao Poder Executivo do que ao Legislativo e percorrendo todo o estado, a fim de passar sua mensagem e, ao mesmo tempo, apoiar as candidaturas de seu partido a deputado estadual e federal”, avalia.