PUNIÇÃO

Youtube suspende canal da Câmara de Goiânia para transmissões por 7 dias

O Youtube suspendeu o canal da Câmara de Goiânia para transmissões por sete dias. A…

Câmara de Goiânia retoma transmissões no Youtube após suspensão por fake news
Câmara de Goiânia retoma transmissões no Youtube após suspensão por fake news (Foto: Câmara de Goiânia)

O Youtube suspendeu o canal da Câmara de Goiânia para transmissões por sete dias. A medida ocorre por causa de dois vídeos com informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19, que geraram duas notificações. A informação é de O Popular.

Em setembro do ano passado, a plataforma emitiu a primeira notificação após a transmissão de uma audiência pública realizada pela vereadora Gabriela Rodart (DC) sobre o passaporte vacinal. No vídeo tiveram “informações médicas inverídicas”, segundo o Youtube.

A segunda, que não teve detalhes sobre quais motivos culminaram a notificação, ocorreu no último domingo (24), com base em transmissão de 31 de agosto do ano passado da sessão plenária. Na data, também tiveram falas contra a vacina, mas o Youtube disse, apenas, que houve conteúdo impróprio.

Inclusive, já nesta segunda-feira (25) não teve transmissão no canal oficial da Câmara municipal. Para passar audiências públicas pela internet, a Casa utilizou um canal alternativo, o da Escola do Legislativo.

Sem falar das punições, o site oficial da Câmara informou que “as sessões ordinárias e especiais (…) serão temporariamente transmitidas pela TV Câmara por meio do canal da Escola do Legislativo no YouTube (Escola do Legislativo – CMG). O canal TV Câmara de Goiânia (tvcamaragyn) segue no ar, mas passará por ajustes técnicos nesse período, estimado em dez dias”.

O canal segue no ar, mas não pode transmitir. Os vídeos que receberam notificações foram tirados do ar. Caso haja nova notificação, o parlamento da capital pode perder o canal oficial. Ao Mais Goiás, a Câmara enviou uma nota sobre o caso:

“A administração do perfil da TV Câmara Goiânia no YouTube foi informada na manhã desta segunda-feira (26) pela rede social de aplicação de suspensão temporária de 7 dias por descumprimento de normas da plataforma.

O YouTube informou que, em transmissões feitas pela Casa, foram difundidas informações médicas inverídicas.

A Diretoria de Comunicação está tomando as providências necessárias para cumprir os regulamentos das redes sociais e, ao mesmo tempo, garantir o livre exercício dos mandatos parlamentares.”