ALERTA

Alerta de desmatamento para Amazônia é o maior em cinco anos, revela Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira (12), que a  área de…

Queimadas na Amazônia estão 30% acima da média histórica e já superam piores projeções para 2022 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Queimadas na Amazônia estão 30% acima da média histórica e já superam piores projeções para 2022 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira (12), que a  área de alertas de desmatamento na Amazônia em outubro foi a maior para o mês  em cinco anos. São cerca de 876,5 quilômetros quadrados (km²) da área denominada de Amazônia Legal.

O levantamento mostra, que o desmatamento avançou 5% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a área sob alerta era de 835 km².

De acordo com os dados, a área desmatada em outubro na Amazônia Legal, corresponde a duas vezes o tamanho do Plano Piloto. A região administrativa do Distrito Federal tem 437,20 km², mostra registro do Diário Oficial do DF (DODF).

Amazônia Legal: Alerta de desmatamento em outubro

O Inpe informa que a Amazônia Legal possui quase 5.015.067,75 km²,  cerca de 58,9% do território brasileiro.

A região é composta por 772 municípios distribuídos em nove estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Em outubro, esses alertas se concentraram no Pará, com 501 km² (57% do total); Amazonas, 116 km² (13% do total); e Mato Grosso, com 105 km² (12% do total).