IMUNIZAÇÃO

Brasil recebe 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford neste sábado

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará mais 5,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas…

Brasil recebe 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford neste sábado União Europeia entra com processo contra AstraZeneca por atraso de entrega de vacinas (Foto: reprodução/Agência Brasil)
Em voo secreto, Itamaraty buscou vacinas da Índia por 10% do valor pago pelo Ministério da Saúde (Foto: reprodução/Agência Brasil)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará mais 5,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas por ela ao Ministério da Saúde neste sábado (29). O quantitativo começará a ser distribuído aos estados hoje. O envio deve ocorrer pelos próximos dias.

As doses serão entregues ao centro de distribuição do Ministério, na cidade de Guarulhos (SP). O estado do Rio de Janeiro receberá diretamente seu lote, uma vez que a sede da unidade de fabricação da Fiocruz fica na capital fluminense.

Com essas 5,9 milhões, serão 46 milhões de doses de vacinas entregues pelo consórcio. A previsão é que até o início de julho a Fundação Oswaldo Cruz entregue mais 16 milhões de doses, totalizando 62 milhões.

O Plano Nacional de Operacionalização da Imunização Contra a Covid-19 foi atualizado, conforme anúncio do Ministério da Saúde de sexta-feira. Com o fim da imunização das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência, os será a vez dos profissionais da saúde receberem as vacinas.

Vacinação por idade em Goiânia vai levar em conta meses e dias para montar fila

A vacinação contra a Covid-19 por faixa etária em Goiás, confirmada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na última quinta-feira (27), vai levar em conta não só os anos, mas também os meses e dias da idade do indivíduo em Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o aplicativo Prefeitura 24 horas, onde a pessoa fará o agendamento, fará o cálculo e a programação da imunização.

A estratégia serve para organizar a vacinação contra o coronavírus mesmo com lotes pequenos de vacina. A SMS destacou que a aplicação das doses por ordem decrescente de idade começa a partir da chegada das próximas remessas. De acordo com Caiado, 30% das doses serão para grupos prioritários e 70% para a população geral, a partir dos 59 anos. Leia na íntegra!

Geladeira comum pode armazenar vacina da Pfizer pro até 31 dias, autoriza Anvisa