Debate

CECS diz que Anitta teve “coragem admirável de defender constelações familiares em meio às fake news”

"Infelizmente, a abordagem terapêutica vem sendo muito combatida de forma equivocada”, pontua presidente do CECS, Andréa Vulcanis

Presidente do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS), Andréa Vulcanis: “Anitta mostra que as constelações realmente promoveram uma transformação significativa em sua vida
Presidente do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS), Andréa Vulcanis: “Anitta mostra que as constelações realmente promoveram uma transformação significativa em sua vida"

A cantora Anitta, conhecida por sua trajetória de sucesso e impacto nas redes sociais, chamou a atenção no final de semana ao compartilhar que a Constelação Familiar, uma abordagem terapêutica, tem transformado sua vida. A artista conta com aproximadamente 123,7 milhões de seguidores em quatro diferentes plataformas. A revelação foi feita em um vídeo publicado no X, antigo Twitter.

Anitta falou sobre o significado de um desenho que expôs no braço. “Nesse símbolo, como se fosse da árvore genealógica, sou eu no meio – o bonequinho com o coraçãozinho – que significa que eu tenho sempre a força do amor dentro de mim. E aí, de um lado fica o pai, do outro lado a mãe, e as estrelinhas significam, para mim, a Constelação Familiar, os outros membros da minha família”, explica a cantora. Segundo ela, honrar pai e mãe traz uma força maior para enfrentar os desafios da vida.

Anitta defendeu a abordagem. “Da outra vez que fiz vários shows pela Europa, eu não estava nada bem. Fiquei mal mentalmente, fisicamente. E, dessa vez, está sendo muito diferente, porque eu tenho feito todos esses movimentos, que muita gente pode não acreditar”, revela.

Segundo a cantora, ela está vivendo “em paz” com a Constelação Familiar. “É uma terapia que tem me ajudado muito na vida, a ser mais feliz, a viver com mais plenitude, a entender coisas da vida que às vezes fica difícil de a gente entender, né, na nossa vida pessoal”, argumenta. “Vi muita gente me xingando, mas é uma escolha de cada um. Eu sei como eu era antes, e como eu sou hoje em dia. Para mim, esse método funciona muito”, completa.

Diante da repercussão do vídeo, a presidente do Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS), Andréa Vulcanis, se posicionou publicamente e elogiou Anitta pela coragem de abordar o tema das Constelações Familiares.

Andréa Vulcanis, que é advogada, procuradora federal e mestre em Direito destacou que, nos últimos dois anos, as constelações têm sido alvo de desinformação e fake news, o que torna o ato de Anitta ainda mais significativo.

“A coragem de Anitta ao ir para as redes sociais e falar das constelações familiares em meio a tantas fake news que vieram sendo plantadas ao longo dos últimos dois anos é admirável,” afirma Andréa Vulcanis.

Anitta compartilhou que a prática das constelações familiares teve um impacto profundo em sua vida, ajudando-a a lidar com momentos críticos, tanto pessoais quanto profissionais. Para a presidente do CECS, o sucesso de Anitta, que conquistou reconhecimento internacional, é uma prova do poder transformador das constelações.

“A própria trajetória da cantora mostra o quanto as constelações familiares podem transformar vidas, ao trazer paz, serenidade, tranquilidade e força para enfrentar desafios. Infelizmente, as constelações vêm sendo muito combatidas de forma equivocada. A postagem de Anitta é uma defesa muito positiva, e demonstra como a abordagem terapêutica a ajudou de forma significativa,” complementa Vulcanis.

O Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas aproveitou para reforçar o compromisso em combater desinformações sobre a abordagem, ao ressaltar a importância de entender e respeitar as Constelações Familiares como uma ferramenta válida para o desenvolvimento pessoal.

“Anitta mostra que as constelações realmente promoveram uma transformação significativa em sua vida, aceitando tudo como é. Esse talvez seja o princípio central da abordagem: o reencontro, as reconciliações e as relações baseadas no amor, que dirigem a ação humana”, aponta a presidente do CECS.

“O Centro de Excelência gostaria de esclarecer que muitas fake news circulam sobre as constelações, rotulando-as de pseudociência. Contudo, isso não corresponde à verdade. Estamos aqui para nos posicionar a favor dessa abordagem terapêutica transformadora”, argumenta Andréa Vulcanis.

“Parabenizamos a Anitta pela coragem de enfrentar questões pessoais e bloqueios por meio das constelações familiares e por reverenciar essa prática com uma tatuagem na pele. A coragem de encarar a si mesmo e se reconectar com o passado é fundamental para alcançar sucesso na vida pessoal e profissional”, conclui Andréa Vulcanis.

CECS
De acordo com o estatuto social da instituição, o Centro de Excelência em Constelações Sistêmicas (CECS) é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com prazo e duração indeterminado, regida pelo presente estatuto e pelas normas da legislação brasileira, com atuação nacional e internacional.

O CECS é uma instituição que tem por finalidade precípua a produção, expansão e difusão de conhecimentos e informações de excelência sobre as Constelações Sistêmicas, a partir das bases filosóficas de Bert Hellinger e do pensamento sistêmico, informa a presidente Andréa Vulcanis.

As Constelações Sistêmicas têm como objetivo, por meio da sua abordagem filosófica e método fenomenológico, apoiar os indivíduos, grupos ou organizações no processo de desenvolvimento pessoal e profissional ou organizacional nas dimensões física, comportamental, emocional, mental, social, espiritual, ambiental e outras, diz o estatuto da instituição.