EMPREGABILIDADE

Pedidos de seguro desemprego aumentam 7% no mês de abril em Goiás

A quantidade de solicitações pelo seguro desemprego teve aumento de 7% no mês de abril…

Salário mínimo será de R$ 1.045 a partir de fevereiro, anuncia Bolsonaro
Salário mínimo será de R$ 1.045 a partir de fevereiro, anuncia Bolsonaro

A quantidade de solicitações pelo seguro desemprego teve aumento de 7% no mês de abril em Goiás, em relação ao mesmo período de 2019. Os pedidos são feitos nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), situados em agências do Vapt Vupt. Foram 22.879 solicitantes no mês de abril do ano passado e 24.659, no deste ano, sendo 4.537 (18,4%) presenciais e 20.121 (81,6%), via internet. O levantamento é da Superintendência do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds)

O número de requerentes que tiveram acesso ao benefício, por outro lado, ainda está abaixo da média verificada nos últimos 12 meses. Foram 18.677 requerimentos aprovados pelo Ministério da Economia, enquanto a média dos últimos 12 meses foi de 19.391 segurados/mês.

Segundo o Superintendente do Trabalho, Gilberto Silvério, atualmente, o sine suporta 40 mil atendimentos mensais de forma presencial. No entanto, neste período de pandemia, qualquer demanda deve ser feita por meio de agendamento.

Para marcar horário, o interessado deve acessar o site do Vapt Vupt (www.vaptvupt.go.gov.br). No encontro presencial, o cidadão deve tomar as devidas precauções contra o alastramento da covid-19, como fazer uso de máscara e higienização com álcool gel.

SAIBA MAIS
Pandemia resultou na demissão de 2% dos empregados do comércio em Goiás

Atendimento digital

O pedido de seguro pode ser feito por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas android e iOS. O dispositivo ainda propicia o acompanhamento da demanda e possibilita alterações de informações desde que informações cadastrais entrem em conflito. O trabalhador também pode acessar o site www.gov.br/trabalho.