ACATOU

Prefeito de Águas Lindas exonera secretário por recomendação do MP

Promotora afirma que nomeação não observou Lei de Inelegibilidades

Prefeito de Águas Lindas exonera secretário por recomendação do MP (Foto: Reprodução)

O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Carvalho Antonietti, exonerou o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rosemberg da Silva Barbosa. O gestor acatou recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO).

Segundo a promotora Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira, a nomeação o agora ex-titular ocorreu em desacordo com a Lei Complementar 64/1990 (Lei de Inelegibilidades). Esta estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.

Ainda conforme ela, Rosemberg foi nomeado sem que o prefeito observasse o Estatuto dos Servidores Públicos de Águas Lindas de Goiás, na parte em que fixa, como um dos requisitos básicos para investidura em cargo público, o cidadão estar no gozo de seus direitos políticos.

Vale citar, o ex-titular foi candidato a vereador em 2020 e foi condenado pelo Juízo da 28ª Zona Eleitoral por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. A sentença cassou o diploma de parlamentar e o condenou à inelegibilidade por oito anos. À época, ele também foi multado em mais de R$ 10 mil.

Assim, o prefeito exonerou o ex-secretário por meio de decreto no último dia 27 de março.

Em relação a cassação, esta se deu por compra de votos. À época, ele apresentou como defesa que não houve comprovação que seus cabos eleitorais praticaram atos ilícitos.