OPORTUNIDADE

Projeto ‘Claque’ abre inscrições para artistas goianos; veja como participar 

Com o objetivo de valorizar e fomentar a produção artística no estado de Goiás, estão…

Projeto Claque - Retomada Cultural abre inscrições para artistas goianos
Artistas podem se inscrever para projetos em Goiânia e cidades do interior (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de valorizar e fomentar a produção artística no estado de Goiás, estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Claque – Retomada Cultural, destinado a músicos, atores, cantores, profissionais do audiovisual, literatura e artes visuais.

Todos os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do site do Sesc Goiás. Os contemplados deverão realizar apresentações nos polos goianos, seja na capital ou em cidades selecionadas do interior.

Assim, além de Goiânia, também é possível fazer inscrição para os municípios de Rio Verde, Luziânia, Jaraguá, Posse, São Miguel do Araguaia, Itumbiara, Cidade de Goiás e Goiânia. No momento de preencher o formulário, será necessário escolher um dos polos para a execução do projeto.

Se o artista é de Goiânia e deseja se apresentar em Rio Verde, por exemplo, é preciso informar no ato da inscrição. O prazo encerra no próximo dia 31/10 para a capital goiana, enquanto as inscrições para o restante das cidade ficam disponíveis até o dia 15 de novembro.

Vale reforçar que todas as propostas selecionadas pelo projeto, deverão ser apresentadas ao público presencialmente, na forma de espetáculos, musicais entre outros formatos culturais.

Claque – Retomada Cultural recebe fomento de R$ 20 milhões

O projeto, que contempla as áreas das artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual e afins, receberá um investimento no valor total de R$ 20 milhões do Governo de Goiás.

Durante o evento de lançamento, que aconteceu no dia 17/10, Marcelo Baiocchi, presidente do sistema Fecomércio, Sesc e Senac, ressaltou que o projeto nasceu durante a pandemia, para ajudar artistas que naquele momento enfrentavam enorme dificuldade.

“Nós vimos as dificuldades que os artistas estavam passando pela falta de eventos e contratação, foi quando nós definimos, um evento pra ajudar e fizemos em 2021 um projeto com 600 artistas, que se apresentaram de maneira on-line. Agora será realizado em oito municípios”, explica Baiocchi.

“Os milhões que estamos colocando aqui são muito pouco perto do que a cultura merece. Nós estamos e temos que fazer isso para que a nossa história não morra”, finaliza.

Com isso, o projeto leva atrações culturais para diversas regiões do estado, gerando entretenimento para a comunidade, bem como oportunidades para os artistas selecionados – que aproveitam do projeto para divulgar e reforçar o trabalho – segundo destaca César Moura, secretário da Retomada.

Portanto, é uma oportunidade única para todos os artistas e fazedores de cultura que desejam consolidar seu trabalho e levar ao grande público. Vale a pena se inscrever!

Serviço

Inscrições abertas para o projeto Claque – Retomada Cultural

Até quando:  31/10 para Goiânia / 15/11 para cidades do interior

Onde: site do Sesc GO

LEIA TAMBÉM: