Raio mata guia de turismo durante trilha na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro
Ele teria alertado os turistas que o tempo não era bom para realização do passeio
Um raio matou o guia de turismo Leilson Souza, de 36 anos, no domingo (19), durante uma trilha na Pedra da Gávea, na Barra da Tijuca, zona sul do Rio de Janeiro. O momento da tragédia foi registrado por uma das pessoas que participavam da aventura.
A turista Karlla Conceição Araújo da Silva, de 26 anos, foi quem filmou o momento em que o raio atingiu Leilson. Ela e o marido são de Rondonópolis, em Mato Grosso, e estavam no Rio de Janeiro a passeio.
No vídeo, é possível ver quando Leilson, de boné preto e mochila verde, se afasta do grupo. Na sequência, Karlla começa a fazer um video-selfie e é possível ouvir o barulho do raio caindo ao fundo. Ela se assusta. Era Leilson sendo atingido diretamente. Ele não resistiu aos ferimentos.
A um veículo, Karlla disse que todos do grupo foram informados sobre a possibilidade de chuva na tarde de domingo, mas que insistiram e decidiram ir mesmo com condições climáticas não favoráveis.
“No meio do caminho, começou a chover, uma garoa. Ele [o guia] perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol”, disse a turista.
Karlla chegou a ligar para o resgate, mas não conseguiu contato. O marido dela fez a ligação e chamou os bombeiros. O corpo de Leilson foi retirado do local de helicóptero.
Após o acidente com o raio, a mulher relatou que o momento foi de pânico e desespero. De acordo com ela, ficou a cargo do irmão do guia o retorno. Ele pretende seguir a profissão.