Medida preventiva

Acidentes na Avenida Independência, em Aparecida, caem 66% de junho a setembro

Levantamento da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) indica que…

Acidentes na Avenida Independência, em Aparecida, caem 66% de junho a setembro
Acidentes na Avenida Independência, em Aparecida, caem 66% de junho a setembro

Levantamento da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) indica que o número de acidentes de trânsito registrados na Avenida Independência caiu de 27 para 9 de junho a setembro desse ano. A queda representa 66% de recuo nas ocorrências.

Conforme a pasta, o resultado está relacionado à limitação da velocidade da via, que passa pelo setor Village Garavelo, Região Central e bairro Colina Azul, e dos nove radares ali colocados. Desde o último mês de agosto, a via passou a ter limite de 50 quilômetros por hora (km/h) nos seus cerca de 5 km. Mês a mês, as ocorrências de acidentes foram: 27 (junho); 31 (julho); 17 (agosto); e 9 (setembro).

Segundo aponta o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, a maioria dos acidentes ocorria nos horários de pico. Ele avalia que as ocorrências se davam pela combinação de fluxo maior de veículos na via e alta velocidade.

“Nós temos levado a educação para o trânsito diariamente para as nossas vias, em unidades educacionais, em empresas e nas campanhas como a da Semana Nacional do Trânsito. O intuito é de chamar a atenção do condutor para que ele tenha mais cuidado ao transitar nas vias, obedecendo a legislação de trânsito e a regulamentação de velocidade. Nós procuramos conscientizar o motorista de que o bem maior que nós temos não é veículo, mas é a vida”, declara.

Radares na Independência

Como dito, nove radares foram colocados ao longo da Avenida Independência para registrar o excesso de velocidade. Aqueles que trafegam acima de 50 km/h são autuados e multados. A multa varia de R$ 135 a R$ 880.

Avelino lembra que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as vias urbanas podem ter velocidade máxima de 60 km/h. Porém, existem pontos nos quais esse limite é ainda maior. “Por isso implantamos as alterações no limite de velocidade de algumas avenidas do município. O objetivo foi proporcionar mais segurança no trânsito no perímetro urbano”, finalizou.