Fogo

Combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ganha reforço

Vinte integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás chegaram, na tarde deste…

Vinte integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás chegaram, na tarde deste sábado (21), ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás, para auxiliar no combate às chamas.

Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  o incêndio começou na quarta-feira (18) e tem se alastrado rapidamente. Sem sinais de chuva, as condições climáticas estão desfavoráveis para o combate ao incêndio, o que contribui ainda mais para a expansão das chamas.

A estimativa é que mais de 31 mil hectares já foram queimados só neste incêndio, segundo a Divisão de Monitoramento de Incêndios Florestais (DMIF), do ICMBio. Na semana passada, outro foco de incêndio, logo controlado, destruiu cerca de 3 mil hectares.

O combate ganhou reforço no final de semana com a chegada de mais 14 brigadistas do Parque Nacional do Itatiaia (RJ), 10 do Grupo Ambientalista do Torto, 20 da Estação Ecológica da Serra Geral (TO), 30 do Distrito Federal e mais uma aeronave.

Ao todo são mais de 150 brigadistas do ICMBio e do Ibama trabalhando dia e noite. O parque nacional continua fechado à visitação e não há previsão para o fim dos trabalhos.

 

 

As chamas tiveram início na quarta-feira (18) e se alastraram rapidamente. (Foto: CBMGO)

Os bombeiros chegaram no Parque Nacional na tarde de ontem (21). (Foto: CBMGO)

 

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo