PREVENÇÃO

Coronavírus: Polícia Civil suspende atendimento presencial em todo o Estado

Por meio da portaria nº 09/2020, a Polícia Civil (PC) suspendeu os atendimentos presenciais em…

PM prende mulher e companheiro por morte de bebê de 2 anos
PM prende mulher e companheiro por morte de bebê de 2 anos

Por meio da portaria nº 09/2020, a Polícia Civil (PC) suspendeu os atendimentos presenciais em todas as delegacias do Estado por 15 dias. A justificativa é evitar aglomerações para que não haja propagação do coronavírus. A decisão passa a valer a partir desta segunda-feira (16) e foi assinado pelo delegado-geral da corporação, Odair José Soares.

Com a decisão, apenas os casos urgentes serão atendidos como homicídio e feminicídio; estupro; sequestro e cárcere privado; roubo; furto de veículos; autos de prisão em flagrante; casos que possa ocorrer o perecimento da prova, exigindo imediata intervenção policial; outros casos, a critério da autoridade policiais ou do dirigente do órgão, que sejam considerados hipóteses de emergência policial.

Ainda segundo a portaria, a entrada de pessoas na delegacia deverá ser controlada e que a intimação de pessoas iguais ou maiores de 60 anos deve ser evitada. A exceção é apenas quando a demora na concessão do depoimento possa atrapalhar a apuração.

“O atendimento ao público por meio da Delegacia virtual, ou por meio de ligação telefônica, e-mail ou aplicativo de mensagem instantânea deverá ser priorizado enquanto perdurarem as restrições especificadas neste ato, devendo a Divisão de Comunicação e Cerimonial da Delegacia-Geral da Polícia Civil adotar as providências necessárias a significativa intensificação da divulgação, por todos os meios disponíveis, de telefones das unidades policiais e do acesso à Delegacia Virtual”, destaca o texto.

A portaria destaca as formas de prevenções que devem ser tomadas pelas equipes que vão atender o público. Segundo o texto, reuniões devem ser evitadas, mas, se não for possível, os participantes devem respeitar à distância entre eles e a utilização de álcool 70% antes e depois da realização.

Além disso, os atendentes deverão, a cada procedimento, lavar bem as mãos e higienizá-las com álcool. Também é recomendado o uso de máscara e fazer a limpeza dos materiais de trabalho, como mouse e teclado. Quando for fazer o recolhimento de objetos, também deverá fazer a utilização de luvas descartáveis.

Os cursos da Escola Superior da Polícia Civil também estão suspensos pelo mesmo prazo.