Desapropriação do Jóquei Clube avança e entra na ‘reta final’ em Goiânia
Gestão municipal promete transformar a estrutura em Palácio da Cultura

O processo de desapropriação do imóvel onde funcionava o antigo Jóquei Clube de Goiás, no Setor Central de Goiânia, está em fase final. A informação é da Prefeitura, que confirmou o avanço por meio de nota encaminhada ao Mais Goiás. De acordo com a administração municipal, a declaração de utilidade público do espaço já foi oficializada e o trâmite, agora, segue o fluxo normal até que o ato seja finalizado.
Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a estrutura do antigo Jóquei Clube está abandonada há mais de uma década. A desapropriação integra o plano da gestão do prefeito Sandro Mabel (UB) de instalar no local o Palácio da Cultura, espaço voltado a atividades culturais, educacionais e de lazer, além de estimular a criação de um parque tecnológico destinado a games.
LEIA TAMBÉM:
Jóquei Clube: prédio será desapropriado para abrigar Palácio da Cultura
Jóquei Clube pode passar a ser da prefeitura de Goiânia para abatimento de dívidas
Para viabilizar a desapropriação do Jóquei Clube, a prefeitura anunciou que utilizará o perdão de uma dívida do clube com o município, avaliada em R$ 168 milhões, como forma de pagamento. A iniciativa também atende diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Goiânia, que prioriza a recuperação de estruturas existentes, a racionalização de recursos públicos e a preservação do patrimônio histórico da capital.
O projeto de revitalização do Jóquei Clube foi apresentado durante o lançamento da campanha “Goiânia Art Déco – 100 anos”, no fim de abril, e conta com o apoio do governo estadual. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado (UB) reforçou a parceria com o município para a revitalização do prédio e a reocupação do centro da cidade, que também está em situação de abandono.
Fundado na década de 1940, o Jóquei Clube de Goiás foi por muitos anos um dos principais pontos de encontro da elite goiana, sediando corridas de cavalos, bailes e eventos sociais. A estrutura atual foi construída na década de 1960 e projetada por Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, vencedor do Prêmio Pritzker.