ENFERMEIRA AFASTADA

Erro: crianças recebem vacina contra Covid com dosagem de adulto em Abadia de Goiás

Cerca de 10 crianças receberam vacina contra Covid-19 com a dosagem destinada a adultos, em…

Justiça mantém justa causa de trabalhadora que se recusou a tomar vacina no Rio Grande do Sul (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil)
Justiça mantém justa causa de trabalhadora que se recusou a tomar vacina no Rio Grande do Sul (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil)

Cerca de 10 crianças receberam vacina contra Covid-19 com a dosagem destinada a adultos, em Abadia de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Prefeitura, o erro foi cometido por uma enfermeira, que já foi afastada. O caso ocorreu no início do mês de abril e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as crianças tiveram apenas reações normais do imunizante.

Conforme expõe o comunicado da Prefeitura divulgado na terça-feira (12), o erro foi um caso isolado, ocorrido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Marlos Custódio Pereira, localizada na Vila Socorro, no dia 1º de abril. Segundo a nota, a enfermeira teria trocado os frascos e aplicado a dosagem de adulto em crianças.

Ao perceber o erro, a própria profissional comunicou à Coordenação Municipal de Imunização. A SMS ressalta que, a partir daí, todas as orientações e protocolos foram seguidos. De acordo com a pasta, todas as dez famílias foram notificadas e receberam assistência, como consulta e exames de check-up, transporte e medicamentos necessários.

Ainda conforme a Prefeitura, até o momento, o acompanhamento registrou apenas reações normais da vacina. “A SMS ressalta, mais uma vez, que este foi um caso extremamente isolado e todos os profissionais da linha de frente de imunização serão orientados do ocorrido e terão seus treinamentos intensificados para que o mesmo erro não seja cometido. Além disso, a enfermeira já está afastada do cargo”, diz o texto.