PENSIONISTAS

Goiasprev retoma ‘prova de vida’ no estado; confira os prazos

O governo estadual, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), retomou hoje, quarta-feira (20), o recadastramento…

O governo estadual, por meio da Goiás Previdência (Goiasprev), retomou hoje, quarta-feira (20), o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas da previdência do Estado. O processo de recadastramento, também conhecido como ‘prova de vida’, seguirá um calendário proporcional ao aniversário dos pensionistas e poderá ser feito presencialmente ou por videoconferência.

Os recadastramentos haviam sido interrompidos em março do ano passado, em decorrência da pandemia, e foram retomados a partir de hoje. Conforme a Goiasprev, o procedimento está previsto na Lei Complementar nº 161/20 e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.

O órgão destaca que a partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias, prazo que corresponde ao mês do aniversário do pensionista mais o mês subsequente, seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos.

Aqueles que fazem aniversário em janeiro, por exemplo, deverão se recadastrar do dia 20 deste mês até o dia 31 de março. Os que fazem aniversário em fevereiro, terão do dia 1/2 até 31/3 e assim por diante. Veja abaixo como ficou o calendário:

Presencial ou online

Segundo a Goiasprev, além do atendimento presencial, outra medida implementada é a disponibilidade do atendimento por videoconferência, para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos correios.

Os segurados fora do estado e do país, além do kits disponibilizado site, que devem ser autenticado em cartório, consulado ou embaixada, podem optar por fazer por videoconferência pela Goiasprev.

O recadastramento presencial será feito apenas nas agências do Vapt-Vupt com agendamento prévio no site. Já o agendamento para a videoconferência deverá pelo e-mail [email protected]. Deverão ser enviados os seguintes dados:

  • Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;
  • Identidade frente e verso;
  • Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;
  • Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.

A equipe do multiatendimento responderá o e-mail em até 24h, agendando o horário para a videoconferência.